Notícias

Teodoro propõe criação de comissão de prevenção da violência em escolas

Por ALECE
16/01/2014 14:44 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Professor Teodoro ( PSD ) Dep. Professor Teodoro ( PSD ) - foto: Máximo Moura

Inúmeras ocorrências de violência em escolas públicas têm sido computadas no Ceará nos últimos meses. Casos envolvendo agressão a professores, consumo e tráfico de drogas, e até assassinato levaram a Secretaria Municipal de Educação a classificar, em meados do ano passado, pelo menos 36 escolas da capital cearense como “de alto risco”, segundo informações de matéria publicada no jornal Diário do Nordeste. Diante disso, o deputado Professor Teodoro (PSD) apresentou o projeto de lei nº 263/13 , que cria comissões internas de prevenção de acidentes e violência na rede pública de ensino.

De acordo com o projeto ainda em processo de apreciação na AL, caberá às comissões internas identificar os locais de maior incidência de acidentes e violência ocorridos em ambiente escolar ou arredores; definir frequência e gravidade dessas ocorrências; planejar e recomendar medidas de prevenção; e realizar estudos estatísticos semestralmente.

Pela proposta, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar será composta por representantes dos alunos, pais, professores, direção da escola e funcionários.

Na redação do texto, Teodoro informa que outras cidades brasileiras implantaram iniciativa semelhante, como Caxias do Sul (RS), que desde 2007 desenvolve ações de prevenção à violência nas escolas. “Atualmente, as 89 escolas públicas de Caxias do Sul possuem suas comissões e os resultados são animadores”, disse.

Em Fortaleza, algumas escolas públicas contam com Comissão de Mediação de Conflitos Escolares, atendendo a orientação fornecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME).  

PE/CG

Veja também