Notícias

Trabalho da Ordem DeMolay e das Filhas de Jó é reconhecido em solenidade

Por Geimison Maia
17/03/2023 17:29 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, em sessão solene na tarde desta sexta-feira (17/3), os dias estaduais da Ordem DeMolay e das Filhas de Jó. O evento foi realizado no Plenário 13 de Maio.

De acordo com o deputado Marcos Sobreira (PDT), autor do requerimento da solenidade, o trabalho desempenhado pelas entidades é um exemplo para a sociedade, em especial na assistência aos mais necessitados. “Precisamos nos unir cada vez mais enquanto sociedade, como cidadãos que somos, para diminuir as desigualdades sociais”, defendeu. Ele é ainda autor da Lei nº 18.243/22, que instituiu o 9 de março como o Dia Estadual das Filhas de Jó.

Para a honorável rainha do Bethel Jurisdicional do Ceará, Laura Carvalho, as Filhas de Jó historicamente lutam pela defesa dos direitos e do aumento da representatividade das mulheres. “Hoje apenas 3,5% das grandes empresas têm mulheres à frente, e temos pouca representatividade em cargos políticos”, lamentou.  

A guardiã do Bethel do Jurisdicional Ceará, Milena Guerra, lembrou que a história da organização no Ceará começou em 1998, com a fundação do primeiro Bethel. “Cada Bethel pode ser visto como uma entidade filantrópica, pois temos como um de nossos objetivos sempre ajudar aquelas pessoas ou instituições que necessitam de ajuda”, explicou. 

Já Thaiany Ferreira, membro da Maioridade das Filhas de Jó, lembrou que neste ano são comemoradas datas importantes, como os 25 anos da fundação do primeiro Bethel no Ceará e os 30 anos da chegada das Filhas de Jó ao Brasil. “Hoje é um dia de grande alegria, de grande conquista, que começou com pequenos passos”, afirmou.  

O mestre conselheiro Estadual da Ordem DeMolay para o Estado do Ceará, Guilherme Lucas Brito, informou que podem fazer parte da organização jovens de 12 a 21 anos, que é organizada em capítulos, os quais são distribuídos em oito regiões do Ceará. “Preparamos jovens para chegarem à maioridade como melhores filhos, homens e cidadãos de bem”, ressaltou. 

Na visão do grande tesoureiro Nacional Adjunto do SCDB, Pedro Henrique Martins Pedrosa, além de se dedicar à formação de jovens, a Ordem DeMolay prepara os futuros líderes do País. “Milhares de jovens já passaram por nossas fileiras e hoje se tornaram adultos em posição de relevância e importância”, disse. 

E o grande mestre Estadual da Ordem DeMolay para o Estado do Ceará, Frederico Nóbrega Lemos, defendeu que o "investimento na juventude nunca é e nunca será muito, pois podemos vislumbrar na adolescência a esperança numa sociedade mais justa, fraterna e igualitária para todos”. 

Durante a solenidade, 12 pessoas foram homenageadas com certificados. 

Também fizeram parte da mesa da sessão o grande mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay para o Estado do Ceará, Vagner Mota de Souza; o mestre conselheiro Estadual Adjunto da Ordem DeMolay para o Estado do Ceará, Fernando Marley Alcântara da Rocha; a miss Filha de Jó Ceará, Maria Clara Farias, e o vice-guardião associado do Jurisdicional Ceará, Ivanildo Holanda. 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também