Notícias

Um Lugar de Fala debate crise hídrica e falta de saneamento básico

Por Samaisa dos Anjos/com produção da TV Assembleia
24/03/2023 15:20 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da TV Assembleia (canal 31.1), debate, nesta segunda-feira (27/03), a partir das 9h10, como a crise hídrica global e a falta de saneamento básico afetam a população de diferentes formas, impactando de maneira destacada a saúde pública.

A consultora Rosana Garjulli e o médico Manoel Fonseca estão entre os convidados do programa para abordar os diversos pontos entrelaçados na questão hídrica e sanitária.

No Dia Mundial da Água (22/03), foi apresentado relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em parceria com a ONU Água, alertando para uma crise hídrica global. Segundo o estudo, 26% da população do mundo não tem acesso a água potável, o que engloba 2 bilhões de pessoas. O acesso aos serviços de saneamento seguros não é garantido a 46% da população global. 

Segundo dados do Sistema Nacional de Saneamento, 55,8% da população brasileira tem atendimento com rede de esgoto, um cenário de dificuldade no saneamento que repercute, inclusive, na forma como o esgoto é despejado diretamente na natureza. Fortaleza e Caucaia estão entre as 25 cidades com piores índices de saneamento do País. 

CONVIDADOS

Rosana Garjulli é consultora especializada na área de planejamento e gestão participativa de recursos hídricos, meio ambiente e saneamento básico, atua como coordenadora técnica do Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará. O pacto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos, que elaborou, em parceria com instituições públicas e entidades da sociedade civil, um plano estratégico de saneamento básico para o Estado.

O escritor e médico sanitarista e epidemiologista Manoel Fonseca atuou na Secretaria da Saúde do Estado, participando do processo de reforma sanitária e da implantação do Programa Saúde da Família no Ceará, assim como da criação da Escola de Saúde Pública.

O programa da TV Assembleia tem produção de Suely Frota e apresentação de Cibele Couto e Luciana de Andrade. Um Lugar de Fala é exibido às segundas-feiras, a partir das 9h10, com transmissão também pela FM Assembleia (96,7MHz) e canal do YouTube. A reprise acontece às 22h na segunda-feira, 21h30 na quarta, 20h30 na sexta e 22h no sábado.

Edição: Clara Guimarães

Veja também