Notícias

Trajetória de sucesso do CIPP é celebrada na Assembleia Legislativa

Por Pedro Emmanuel Goes
03/05/2024 19:22 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

Os vinte e dois anos de inauguração do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) foram celebrados pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (03/05). O deputado Cláudio Pinho (PDT), propositor da homenagem, juntamente com os deputados Queiroz Filho (PDT) e Antônio Henrique (PDT), destacou, durante a solenidade, a importância do complexo para o desenvolvimento econômico do Ceará.

“As pessoas que estão aqui hoje são visionárias por acreditarem que o Ceará poderia ter um equipamento de tal porte. Além de alavancar a geração de empregos no nosso Estado, mudando a realidade de municípios como São Gonçalo do Amarante e Caucaia, hoje não se fala em desenvolvimento sem se falar no Complexo Portuário do Pecém”, disse. 

 Deputado Cláudio Pinho (PDT), um dos autores da homenagem - Foto: Dário Gabriel

Cláudio Pinho considerou ainda que novas tecnologias, como o hidrogênio verde, são promessas de mudança e avanços para o futuro do Ceará, e “só é possível sonhar alto assim devido à existência do CIPP”.

A produção de hidrogênio verde pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém, um dos grandes desafios do Ceará no momento, foi exaltada por seu vice-presidente de operações, Fábio Xavier Grandchamp. De acordo com ele, o hidrogênio verde é o grande 'herói" da transição energética, capaz de transformar o Ceará numa referência mundial. Para ele, trata-se de um momento “decisivo”. 

 Vice-presidente de operações do complexo, Fábio Xavier Grandchamp - Foto: Dário Gabriel

“Em teoria, temos condições de produzir o hidrogênio verde mais barato do mercado, mas, para isso, precisamos seguir com a mesma visão e coragem que marcaram o início da história do CIPP”, assinalou. O apoio da Alece e do Governo do Estado, de acordo com ele, é “fundamental para sairmos da teoria e darmos continuidade a essa trajetória de sucesso”. 

Durante a sessão, dezesseis personalidades da instituição do complexo foram homenageadas. Entre elas, o presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, vereador José Celso da Trindade; o presidente do grupo Termaco, Bertrand Alphonse Boris Neto; o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Amarante, Victor Samuel Cavalcante; a assessora de Inovação e Qualidade da Zona de Processamento e Exportação do Estado, Cristiane Peres, entre outros. 

Na solenidade, também estiveram presentes o vice-presidente da Federação da Indústria e Comércio do Estado, André Montenegro de Holanda; o vice-presidente do Grupo Termaco, Carlos José Castro da Silva; o diretor superintendente da Tecer Terminais Portuários, Roberto Correa Cruz; o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Francisco Queiroz Maia Júnior, e a assessora de Inovação e Qualidade da Zona de Processamento e Exportação do Estado, Cristiane Peres.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também