Notícias

Alece TV e Alece FM são destaque no ranking +Premiados da Imprensa Brasileira

Por Juliana Melo/Com Comunicação Interna
30/01/2025 14:35 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Janaína Gouveia (terceira à direita) e Jocasta Pimental (quinta à direita), durante o 6° Prêmio MPCE de Jornalismo - Foto: Divulgação

Os veículos e profissionais que integram a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Alece TV (31.1) e Alece FM (96,7 MHz), foram anunciados no ranking + Premiados da Imprensa Brasileira, do Portal dos Jornalistas e Jornalistas & Cia, referente a 2024, na última terça-feira (28/01).

No ranking brasileiro, na categoria Áudio (Podcast/Rádio), a Alece FM ficou em 8º lugar e a Alece TV ficou em 10º na categoria televisão. Entre os veículos mais premiados no Nordeste, a Alece TV e a Alece FM ficaram, ambas, na 10ª posição.

Já no ranking de jornalistas mais premiados, Jocasta Pimentel, da Alece FM, ficou em 9º entre os profissionais do Nordeste e em 78ª posição do Brasil. Para a profissional, “esse resultado também revela o quando o radiojornalismo está vivo e é importante para a sociedade. Atuo na área há 14 anos e agora, quase debutante na profissão, posso afirmar que as pautas sociais ganharam força. Dar voz para os ´invisíveis´ é um compromisso diário. Quero agradecer aos colegas que fazem a Comunicação da Assembleia Legislativa, de modo especial à gerente da Alece FM, Tarciana Campos, que abraça cada projeto, cada tema que apresentamos'', destacou.

A jornalista conquistou, neste sábado (25/01), o 2 º lugar no Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará. Em 2024, ela foi reconhecida em duas premiações: o 1º lugar na categoria radiojornalismo no 6° Prêmio MPCE de Jornalismo (Ministério Público do Estado do Ceará), com a reportagem “Violência sexual contra crianças e adolescentes: chega de silêncio”, e o 1º lugar na 17ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, com a reportagem "Violência obstétrica: a dor que marca a alma feminina".

Outra profissional da Casa citada no ranking é Janaína Gouveia, do Núcleo de Documentários da Alece TV. Ela ocupa a 18ª posição na categoria +Premiados Jornalistas do Ano no ranking Nordeste e destaca que o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto, de uma equipe formada por jornalistas, editores, produtores e cinegrafistas. 

“Em nome do Núcleo de Documentários, gostaria de agradecer e dizer o quanto estou feliz com essa colocação no ranking e de poder levar essas histórias do interior do Ceará e da nossa capital para outros lugares do Brasil. Fazer televisão é um trabalho de equipe, assino as matérias e conto com a coordenação da Ângela Gurgel e de vários profissionais para termos um trabalho de qualidade'', afirmou.

Dentre as premiações mais recentes, a jornalista Janaína Gouveia conquistou o prêmio BNB de Jornalismo 2024, com a reportagem "Cabras e Carneiros - A moeda que movimenta Tauá", e o 6° Prêmio MPCE de Jornalismo, com a reportagem “Não estamos sozinhas”. 

No ranking de veículos mais premiados de 2023, a Alece FM ocupou a 43ª colocação dos +Premiados da Imprensa Brasileira, na região Nordeste, e a Alece TV ficou na 38ª posição, com 200 pontos. No levantamento de 2022, a Alece FM foi apontada como a rádio mais premiada do Nordeste. 

SOBRE O RANKING

Criado para reconhecer o trabalho de excelência de jornalistas, veículos e grupos de comunicação brasileiros, o ranking +Premiados da Imprensa Brasileira analisou, no último ano, os resultados de 200 prêmios de jornalismo.

No formato adotado, o ranking atribui de 10 a 100 pontos para cada prêmio vencido por jornalistas e seus veículos. No caso dos profissionais, esses pontos são computados na totalidade para conquistas individuais, e pela metade para trabalhos em equipe. Já para veículos e grupos, cada conquista é única e integral, independentemente da quantidade de profissionais da equipe que conquistaram o prêmio. 

O ranking está disponível no link.

 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também