Assembleia Legislativa promove reuniões para apresentação de balanço das comissões técnicas
Por Narla Lopes11/07/2025 10:47 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, a partir da manhã desta terça-feira (15/07), uma série de reuniões para apresentação do balanço de atividades das 21 comissões técnicas da Casa. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), durante a sessão plenária dessa quinta-feira (10/07).
Os encontros acontecem nos dias 15, 16 e 17 de julho, sempre a partir das 9h, no Complexo das Comissões Técnicas, nos auditórios 2 e 4, Deputado Abelardo Costa Lima e Deputado Almir Pinto, respectivamente. Todos os 21 presidentes das comissões permanentes da Casa irão apresentar os principais resultados do primeiro semestre e os planejamentos para o segundo semestre de 2025. As atividades são abertas à participação de todos os parlamentares.
Ao anunciar a proposta, aprovada pelo Plenário, o presidente Romeu Aldigueri destacou a importância de tornar públicas as ações desenvolvidas pelos colegiados.
“Conversamos na Mesa Diretora e com os líderes, e propusemos que, nos próximos três dias, terça, quarta e quinta-feira, cada grupo de sete comissões se reúna para apresentar seus balanços. A ideia é mostrar à sociedade o resultado do trabalho realizado neste semestre e os planos de cada colegiado para o segundo semestre”, afirmou o presidente Romeu Aldigueri.
A orientadora da Célula de Comissões Técnicas Permanentes da Alece, Rejane Assumpção Auto, detalhou que as reuniões serão realizadas somente no período da manhã. “Como são sete comissões por dia, as apresentações devem se estender até próximo do meio-dia”, explicou.
%20.jpg)
Reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação - Foto Máximo Moura
Ela lembra que as comissões passaram por uma reestruturação a partir de março, após mudanças partidárias, o que demandou nova composição dos colegiados.
“A intenção é evidenciar para a sociedade a produção legislativa realizada desde março, quando as comissões foram reorganizadas com base na proporcionalidade partidária. As comissões são a porta de entrada das demandas da sociedade civil e o espaço onde se realizam audiências públicas, reuniões, deliberações e debates sobre os projetos que seguem para o plenário”, acrescentou.
A dinâmica prevê que os presidentes de cada comissão façam a exposição dos trabalhos desenvolvidos no semestre, como projetos analisados, audiências públicas realizadas e outras atividades.
“As comissões exercem um papel essencial no processo legislativo e no acolhimento das demandas da população. Essas reuniões refletem a transparência do Poder Legislativo e o compromisso da Casa com a sociedade cearense”, reforça Rejane.
Confira a programação e a sequencia das apresentações:
Terça-feira (15/07)
Constituição, Justiça e Redação
Orçamento, Finanças e Tributação
Fiscalização e Controle
Defesa do Consumidor
Trabalho, Administração e Serviço Público
Educação
Previdência Social e Saúde
Quarta-feira (16/07)
Agropecuária
Ciência, Tecnologia e Educação Superior
Defesa Social
Direitos Humanos e Cidadania
Viação, Transportes e Desenvolvimento Urbano
Infância e Adolescência
Proteção Social e Combate à Fome
Quinta-feira (17/07)
Juventude
Cultura e Esportes
Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca
Turismo e Serviços
Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio
Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido
Defesa e Direitos da Mulher
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Alece firma termo de cooperação com UFC para fortalecer combate à violência política de gênero
Autor: Juliana Melo
Questão de Ordem destaca lançamento de documentário sobre as relações entre Brasil e França
Autor: Ariadne Sousa/ Com assessoria