Notícias

Alece comemora 75 anos da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Ceará

Por Juliana Melo
14/07/2025 16:02 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Érika Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou nesta segunda-feira (14/07) sessão solene, no Plenário 13 de Maio, em homenagem aos 75 anos da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC). A solenidade atendeu  à solicitação do deputado Almir Bié (Progressistas), com subscrição dos deputados Bruno Pedrosa (PT) e Heitor Férrer (União), Firmo Camurça (União).

Fundada em 11 de maio de 1950, a APCDEC tem representação em mais de 100 municípios do estado do Ceará, com associados divididos nas categorias de cronistas vitalícios, efetivos e aspirantes. Anualmente, a entidade promove cursos e treinamentos, ofertados em parceria com diversas instituições, como o Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará, a Federação Cearense de Futebol, o Governo do Estado do Ceará (por meio da Sesporte), a Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza.

O deputado Almir Bié ressaltou que os cronistas esportivos têm um papel fundamental na sociedade e “contribuem com o trabalho cotidiano para promover o esporte e inspirar jovens e adultos para a prática esportiva, destacando a importância da atividade física e os benefícios que pode traz para a saúde e o bem-estar”.

Esse profissionais, de acordo com o deputado, fornecem informações atualizadas permitindo que público em geral seja atualizado sobre as notícias e tendências do mundo esportivo. “Quero reafirmar meu apreço, a minha admiração pelo valoroso trabalho dos cronistas esportivos realizado por intermédio dos meios de comunicação”, pontuou. 

 Jornalista, radialista e cronista esportivo Antonio Carlôto agradece homenagem. Foto: Érika Fonseca

Um dos homenageados, o jornalista, radialista e cronista esportivo Antonio Carlôto destacou que seus 40 anos como associado da APCDEC e  25 anos como diretor da entidade. Ele declarou que se sente feliz e agradecido pelo reconhecimento e lembrou aos colegas que “nós defendemos uma causa única que é o esporte” .

Antonio Carlôto frisou que, ao longo das décadas, as novas tecnologias, como a televisão e a internet, ganharam espaço entre os diversos públicos, mas nunca acabam com o interesse do público pelo rádio. “Oitenta e cinco por cento dos seres humanos no mundo escutam rádio. A TV promove o esporte, mas quem divulga é o rádio”, frisou.

O vice-presidente da Associação ProfissionaI dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC), Alano César Maia Barreto, também ressaltou as mudanças nos meios e comunicação e suas repercussões na profissão,  e cobrou mais valorização da categoria. 

Para o radialista e ex-deputado estadual Gomes Farias, a homenagem da Alece é fundamental, pois ele acredita que a crônica esportiva não vem sendo valorizada como deveria ser. Ele elogiou o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) e ressaltou que o parlamento cearense está, de fato, abrindo a Casa do Povo para o povo.

Também foram homenageados na sessão solene o presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC), Francisco Cavalcante Nogueira; vice-presidente da APCDEC, Alano César Maia Barreto; presidente da Academia Cearense de Poesia e presidente da Academia Cearense de Retórica, Antonio Vicente de Alencar; e os cronistas esportivos Francisco Carlôto Costa e Silva (Chico Carlôto); Francisco Erialdo Rodrigues Costa (Erialdo Costa); João Rodrigues (J. Rodrigues); Delton Pinheiro Sá (Delton Sá); Francisco Pereira de Sousa (Hélio Cocota); José Ivo Magalhães; Raimundo Gomes Farias (Gomes Farias); Marco Valério Oliveira Domingos; José Oderno dos Santos (Oderno Santos); Francisco Alberto Pinheiro; Ibernon Monteiro; José Océlio Xavier Pereira (Océlio Pereira); Amando Lima Júnior; Moesio Loiola; Antonio Vicente de Alencar; Edilson Alves; Francisco Rocha Dias (Chico Rocha); Francisco Cavalcante Nogueira; Francisco Carlos Torres (Carlos Torres); José Vilamar Marques; José Messias Domingos (Oliveira Domingos); Roberto Sergio Barros da Ponte; Sérgio Cavalcante Feitosa.

Também participaram da solenidade o presidente da APCDEC, Francisco Cavalcante Nogueira e presidente estadual do partido Agir, Carlos Kleber, além de representantes de rádios e associações esportivas. 

Acompanhe a íntegra da sessão solene:

Edição: Clara Guimarães

Veja também