Notícias

Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas

Por Pedro Emmanuel Goes
22/08/2025 16:43 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

O I Seminário Regional de Escolas Legislativas, promovido pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), no município de Limoeiro do Norte, encerrou nesta sexta-feira (22/08), com a presença de autoridades e representantes dos 15 municípios que compõem a macrorregião do Vale do Jaguaribe. 

A cerimônia de encerramento foi marcada pela assinatura de termo de cooperação técnica (TCT) entre Unipace e as câmaras municipais de Potiretama e São João do Jaguaribe, para implantação de escolas legislativas nos dois municípios. 

Potiretama e São João do Jaguaribe serão os últimos municípios do Vale do Jaguaribe a implantarem suas escolas legislativas. Conforme o presidente licenciado da Unipace, deputado Simão Pedro (PSD), o objetivo é universalizar essa parceria, levando os serviços da Escola a todos os municípios cearenses até o final do ano.

Vereador Samuel Isidoro, presidente da UVC; Marília Chaves, diretora da Câmara de São João do Jaguaribe; vereador Kaio Heric Mendes Gomes, presidente da Câmara de São João do Jaguaribe;  Sarah Pinto de Holanda, diretora em exercício da Unipace, e deputado Simão Pedro na assinatura do TCT. Foto: Júnior Pio

“Essas escolas legislativas municipais serão o link entre as câmaras municipais e a Unipace. Dessa forma, será mais fácil e prático levar nosso portfólio de cursos, capacitações e qualificações para as câmaras, elevando a qualidade e profissionalismo do trabalho oferecido pelos servidores, assessores, vereadores e outros, além de abrir a possibilidade das escolas implantarem suas próprias atividades conforme suas demandas”, disse. 

O deputado Antônio Granja (PSB), que presidiu a reunião, ressaltou que “o Ceará só tem a ganhar com essa parceria”. “A Alece, mais uma vez ,vai ao encontro do povo e de suas necessidades. Os cursos da Unipace e das escolas legislativas atingem diretamente as pessoas que fazem política em nosso estado e municípios, o que favorece diretamente o povo, pois eleva de patamar a atuação de seus representantes e demais servidores públicos”, defendeu. 

Também presente na cerimônia de encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Limoeiro de Norte, o vereador Márcio Michael (Avante) foi um dos principais articuladores para a realização do Seminário Regional no município. Ele compartilhou o entendimento de que “quanto mais qualificação, melhor”, e reforçou que a iniciativa da Unipace tende a melhorar o fazer político nos municípios.

Prefeita de Limoeiro do Norte, Dilmara Araújo. Foto Júnior Pio

A prefeita de Limoeiro do Norte, Dilmara Araújo, também elogiou a “descentralização” das atividades da Unipace a partir da promoção das escolas legislativas. “Todos sabemos que as coisas acontecem na ponta, que são os municípios, então é de se comemorar essa oportunidade que todas as regiões do Ceará estão tendo, de acessar essas formações e instituírem suas próprias escolas legislativas”, elogiou. 

Após a cerimônia de encerramento, a programação foi finalizada com a realização do curso Gestão de Gabinete e Assessoria Parlamentar, ministrado pelo professor da Unipace, Luiz Soares, e direcionada a servidores de câmaras e outros profissionais ligados ao tema. 

SEMINÁRIO

O Seminário Regional das Escolas Legislativas, que vai acontecer durante todo o semestre nas sete macrorregioes cearenses, foi idealizado pelo presidente da Unipace, deputado Simão Pedro, quando da realização do Seminário Estadual das Escolas Legislativas, que aconteceu na Alece em julho deste ano. 

De acordo com a diretora em exercício da Unipace, a professora Sarah Pinto de Holanda, o objetivo do projeto era fortalecer as escolas legislativas municipais e implantá-las nos municípios que ainda não as tem.

“Então tudo tem sido planejado com muito carinho, com uma programação bem abrangente envolvendo diversos setores, e o saldo desse primeiro experimento foi amplamente positivo, e vamos melhorar nas próximas edições”, disse. 

A cerimônia de encerramento contou, ainda, com a presença do presidente da União dos Vereadores Cearenses (UVC), Sérgio Isidoro; do diretor Legislativo da Alece, Carlos Martins; da assessora de Gestão e Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão; da diretora do IFCE - campus Limoeiro do Norte, Maiara Salgado;  e do vice-prefeito de Pereiro, Eduardo de Arão. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também