Oradores

Sérgio Aguiar destaca credenciamento de empresas cearenses afetadas por tarifas dos EUA

Por Giovanna Munhoz
04/09/2025 10:41 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Sérgio Aguiar (PSB) - Foto: Júnior Pio

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (04/09), o prazo para inscrição no edital de credenciamento aberto pelo Governo do Ceará para empresas cearenses com exportações prejudicadas pelo aumento das tarifas dos Estados Unidos.

Segundo o parlamentar, as empresas têm até esta sexta-feira (05/09) para realizar inscrição no edital que busca garantir mercado para os produtos afetados, direcionando sua compra para atender às necessidades institucionais da administração pública estadual.

A iniciativa do Governo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), contempla empresas instaladas no Ceará que comprovem queda no volume de exportações após o tarifaço imposto pelos EUA.

“O deputado e atual secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, explicou que, ao assegurar mercado para os produtos impactados, o Governo fortalece as empresas locais, garante a continuidade da produção em benefício dos cearenses e possibilita que as companhias credenciadas forneçam diretamente ao Estado”, disse.

Sérgio Aguiar assinalou ainda que, para mais informações, o edital completo deve ser consultado no site da SDA. “É de grande importância que as empresas possam procurar se inscrever nesse edital para proteger a economia”, afirmou.

Durante o pronunciamento, o deputado apontou também que, nesta quinta-feira (04/09), o Governo do Ceará autorizou a construção de nove escolas em tempo integral. “Isso faz parte da universalização do ensino e das ações que fortalecem a educação no nosso Estado”, enfatizou.

O parlamentar anunciou que, além de Fortaleza, municípios como Amontada, Canindé, Camocim, Crato, Icapuí e Itapajé serão contemplados com as unidades de educação. “Aproveito e peço a compreensão dessa Casa para um projeto de minha autoria que nomeia uma escola de Maria Ângela Fontenele. Ela foi uma grande educadora de Camocim e homenageá-la seria muito especial”, frisou.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também