Pedro Matos aponta propostas para fortalecer o combate ao crime no Ceará
Por Gleydson Silva04/09/2025 11:03 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Pedro Matos (Avante) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (04/09), propostas que julga importantes para garantir a eficácia do combate ao crime no Ceará.
De acordo com o parlamentar, ao Governo do Estado, cabe reforçar o policiamento ostensivo, investigativo, fortalecer a inteligência policial e aplicar uma política penitenciária firme. “Os números dos índices de assalto têm aumentado muito. É preciso aplicar uma política penitenciária firme, que interrompa a atuação dessas facções dentro dos presídios, que é de onde vem esse aliciamento com os mais jovens aqui fora”, observou.
Outras medidas necessárias, conforme o deputado, são reforçar o policiamento em áreas mais críticas, investigações profundas de combate a lideranças criminosas, integração plena das forças de segurança estaduais, apoio consistente a projetos sociais esportivos, segurança nos entornos das escolas, além de “deixar a política trabalhar”. “Infelizmente, o que existe hoje, é uma polícia recuada, por conta do receio de avançar e de não ter a proteção devida do governador e do Governo do Estado”, ressaltou.
Na Capital, conforme o deputado, a Prefeitura Municipal também precisa se mobilizar para garantir a segurança de postos de saúde, hospitais-escola, creches e escolas. “A educação é um território sagrado e deve ser preservado a qualquer custo. Nenhuma escola pode ser fechada. O fechamento da Escola Maria Gondim dos Santos não pode se repetir e não podemos deixar que nossas crianças vivam sob a lei do silêncio imposta pelo crime”, disse.
Pedro Matos afirmou ainda que a insegurança está se intensificando e batendo de frente com a força do Estado. O Estado, na sua avaliação, precisa realizar uma ação preventiva, voltada sobretudo para as crianças e os jovens, pois, depois de eles entrarem no crime, fica mais difícil de retirá-los dessa realidade.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Pedro Lobo parabeniza colaboradores do Programa Ceará Sem Fome
Autor: Ricardo Garcia
Sérgio Aguiar destaca credenciamento de empresas cearenses afetadas por tarifas dos EUA
Autor: Giovanna Munhoz