Notícias

Centro de Ciências Agrárias da UFC celebra 107 anos em sessão solene

Por Lincoln Vieira
15/09/2025 08:15 | Atualizado há 44 minutos

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, nesta terça-feira (16/09), os 107 anos de criação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A sessão solene acontece às 17h, no Plenário 13 de Maio, atendendo a requerimento dos deputados De Assis Diniz (PT) e Missias Dias (PT).

Segundo De Assis Diniz (PT), o CCA dedica-se ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de ciências agrárias há mais de um século. Para ele, o equipamento contribui para o desenvolvimento sustentável, de forma significativa, para o Brasil. 

“Ao longo desses anos, o centro tem formado profissionais altamente capacitados, promovido avanço tecnológico e incentivado a inovação no setor agrícola, fundamental para a economia e a segurança alimentar do Brasil”, elogiou. 

O parlamentar salientou que a história do CCA é marcada por desafios, conquistas, busca por conhecimento e melhorias das práticas agrícolas. Conforme De Assis, a homenagem é uma oportunidade de reconhecer o esforço de professores, pesquisadores, estudantes e de toda a comunidade.

“Ao longo do tempo, esses atores fizeram e continuam fazendo do centro um espaço de excelência, inovação e compromisso com o desenvolvimento social e econômico”, frisou.

O deputado acrescentou ainda que a homenagem é uma forma de reafirmar a garantia do investimento em educação. “Celebrar os 107 anos é reafirmar o nosso compromisso de continuar investindo na educação e na pesquisa para garantir que o centro siga como referência na formação de profissionais e na produção de conhecimento”, assinalou. 

SERVIÇO
Sessão solene em comemoração dos 107 anos de criação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará 
Data: 16 de setembro de 2025, terça-feira
Horário: 17h
Local: Plenário 13 de Maio
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 - Dionísio Torres

Edição: Vandecy Dourado

Veja também