Grupo sistêmico aborda Outubro Rosa com mães de crianças acompanhadas pelo Ciadi
Por Julyana Brasileiro, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece06/10/2025 17:40 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

As mães das crianças atípicas acompanhadas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participaram, nesta segunda-feira (06/10), de um grupo sistêmico em alusão ao Outubro Rosa. O momento faz parte da programação da Casa para o mês em que a prevenção e conscientização do câncer de mama ganham ainda mais destaque.
O grupo é uma iniciativa da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) e segue nesta terça-feira com outras participantes. A metáfora “O bordado da vida” serviu como fio condutor da atividade e inspirou reflexões profundas sobre o autocuidado e a importância de zelar pela própria saúde.
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, destacou a importância do cuidado com a saúde física e mental das mães atípicas, indicando que esse olhar ameniza a rotina dedicada ao tratamento dos filhos.
“Acabamos de ter um momento muito especial com as mães das nossas crianças do Ciadi e, mensalmente, damos suporte psicológico e social, porque acreditamos que cuidar dos familiares também é imprescindível para que o tratamento seja feito da melhor forma possível", comentou.
.jpg)
Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri - Foto: Marcos Moura / Alece
Segundo ela, com o Outubro Rosa, o tema da saúde, bem estar e autocuidado foi levado de forma especial, pois o mês contará com "muitas atividades para falar sobre a conscientização e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”.
OLHAR CARINHOSO PARA SI MESMA
De acordo com a orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Samya Régia, a iniciativa foi um convite ao autocuidado que, na maioria das vezes, é deixado de lado na intensa rotina dedicada aos filhos.
“O grupo convidou as participantes a olharem para si com o mesmo carinho e paciência com que tecem o cotidiano dos filhos e da família. Nós estamos aqui na primeira semana de cada mês e, por conta do Outubro Rosa, trouxemos essa temática da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Trabalhamos essa metáfora para tratar sobre a questão do autocuidado, da pessoa se conhecer para conseguir prevenir doenças e ter uma qualidade de vida melhor”, explicou.
.jpg)
Grupo sistêmico integra programação da campanha Outubro Rosa na Alece- Foto: Marcos Moura / Alece
Além da troca de relatos, o grupo sistêmico também realizou uma entrega simbólica de pílulas rosas, pequenas cápsulas que continham mensagens de incentivo à prevenção do câncer de mama e ao autocuidado.
CUIDADO CONTÍNUO
As mães do Ciadi recebem um cuidado especial por parte do órgão de inclusão da Alece por meio de ações voltadas à qualidade de vida, saúde emocional e autocuidado. Mensalmente, o grupo sistêmico traz temáticas variadas e promove momentos de escuta, troca e fortalecimento.
A assistente social do Ciadi, Alana Rosney, aponta que, por meio de parceria com o DSAS, as famílias também têm acesso aos serviços de saúde ofertados pelo setor da Alece.
''Toda semana temos esses momentos voltados pra elas de autocuidado, ofertando esse acompanhamento contínuo e sempre buscando o maior cuidado delas, porque nós entendemos que cuidando das crianças e cuidando da família a gente consegue dar uma qualidade de vida melhor para todos. Além disso, a gente também tem a psicóloga da família que faz esse acompanhamento, em grupos e individual", informou.
.jpg)
Atividades são voltadas para mães de crianças atípicas atendidas pelo Ciadi - Foto: Marcos Moura / Alece
UM MOMENTO DE DESPERTAR
Ana Paula Alves, mãe do Abraão, de 7 anos, frisou que sempre participa dos grupos sistêmicos e demais atividades ofertadas para as mães atípicas como forma de garantir bem-estar e um momento de autocuidado.
“A gente fica sempre em segundo plano por conta do cuidado com os filhos e, quando temos esse momento dedicado apenas para as mães, nos sentimos especiais. As mulheres hoje em dia não têm tanto cuidado com a saúde e esse grupo sistêmico é um despertar em todos os aspectos. A gente se sente muito feliz e importante em ter esse momento de entender melhor sobre o câncer de mama, como devemos nos prevenir e como tratar a doença”.
OUTUBRO ROSA NA ALECE
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) assume, neste mês de outubro, a cor rosa nas ações, como forma de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, duas das doenças que mais afetam o público feminino.
O lançamento oficial da campanha "Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida" será realizado nesta quarta-feira (08/10), a partir das 9 horas, no hall do Plenário 13 de Maio.
Edição: Samaisa dos Anjos
Veja também

Sefaz apresenta relatório das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2025
Autor: Juliana Melo
Alece homenageia agentes de segurança privada pela atuação na proteção social
Autor: Ariadne Sousa