Notícias

Escritora mineira Thaís Campolina é a entrevistada do Autores e Ideias

Por ALECE
14/10/2025 10:03 | Atualizado há 5 horas

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira (14/10), às 20h, o Programa Autores e Ideias, da Alece FM (96,7 MHz), traz os detalhes do lançamento do livro "Estado Febril", publicado pela Macabéa Edições, de autoria da escritora mineira Thaís Campolina.

A obra consolida a autora como um dos nomes em evidência na poesia contemporânea brasileira. Vencedora do Prêmio Poesia InCrível de 2021, com o seu livro de estreia "Eu investigo qualquer coisa sem registro" (Crivo Editorial, 2021), Thaís agora retorna à poesia com versos que unem delicadeza e força, transformando pequenas vivências cotidianas em um cosmos particular. Assim, com metáforas espaciais, "Estado Febril" reflete sobre o amadurecimento feminino, explorando memórias, ciência e histórias de mulheres silenciadas pela sociedade. 

Thaís Campolina nasceu em Divinópolis (MG), na mesma cidade que Adélia Prado, em 1989, e quase sem querer encarou a coincidência territorial como um destino e passou a escrever poemas, com seu primeiro livro de poesias “Eu investigo qualquer coisa sem registro” (Crivo Editorial, 2021). 

Apaixonada por plaquetes, também publicou “Noticiosas” (artesanal, 2023), “Línguas Soltas” (Primata, 2024) e “Frigideira” (Tato Literário, 2024). Pós-graduada em Escrita e Criação, é mediadora de leitura nos clubes Cidade Solitária, Leia Mulheres Divinópolis e Casa das Poetas, além de curadora da página Bafo de Poesia.

O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h. Acompanhe também em podcast nas principais plataformas de streaming. 

Da Redação/Com Alece FM

Veja também

Abertura da mostra ocorreu na manhã desta terça-feira (14/10)
Notícias 14/10/2025

Exposição da Alece comemora 18 anos da Ouvidoria Parlamentar

Autor: Julio Sonsol, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Imagem: Divulgação Alece FM
Notícias 14/10/2025

Alô Alece recebe o deputado Pedro Lobo nesta quarta

Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria