Notícias

Acordes do Brasil recorda músicas da bossa nova instrumental

Por ALECE
05/04/2019 19:28 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

O programa Acordes do Brasil, da FM Assembleia (96,7 MHz), deste domingo (05/04) relembra as canções da bossa nova instrumental brasileira. Entre os cantores que estarão no programa está o brasileiro Antônio Carlos Jobim, conhecido mundialmente como Tom Jobim.

O músico nasceu no Rio de Janeiro, em 1927. Era compositor, pianista, arranjador, cantor e violonista. O interesse pela música surgiu por influência de dois tios, um violonista erudito e o outro popular.

Tom aprendeu a tocar violão e gaita quando, com cerca de 14 anos, teve suas primeiras aulas de piano com o compositor alemão Hans Joachim Koellreutter, que, na época, lecionava no Colégio Brasileiro de Almeida, propriedade de sua mãe, dona Nilza Jobim.

Em 1946, Tom Jobim alternou o primeiro ano da faculdade de arquitetura com o trabalho de pianista em boates de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro. Acabou abandonando os estudos para dedicar-se apenas à música.

Em 1953, suas primeiras composições gravadas foram "Pensando em Você"  e "Faz Uma Semana", por Ernâni Filho, em 1920, e             Incerteza", parceria com Newton Mendonça, por Mauricy Moura.

Em 1962, Tom Jobim escreveu, junto com Vinicius de Moraes, a canção "Garota de Ipanema", que logo alcançou grande sucesso nos Estados Unidos.

Grandes nomes da música internacional tocaram e cantaram as músicas de Tom Jobim, como Stan Getz, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Count Basie, Oscar Peterson, Sarah Vaughan e Frank Sinatra.

Com a obra de Antônio Carlos Jobim, a música brasileira experimentou uma projeção internacional inédita. Até o movimento da bossa nova, a presença brasileira, ainda que marcada pelas obras de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu e Waldir Azevedo, era eventual; com Jobim, contudo, ela se tornou permanente, estrutural e influenciou a produção posterior.

Também são destaque no programa os músicos Tamba Trio, Sérgio Mendes & Bossa Rio, Eumir Deodato, João Donato, Moacir Santos, Roberto Menescal e seu conjunto, Rua 65 Trio, Baden Powell, Walter Wanderley, Wagner Tiso & César Camargo e Mariano.

Com produção de Ronaldo César e apresentado por Sonja Andrade, o Acordes do Brasil vai ao ar aos domingos, às 11h, com reprise nas segundas-feiras, a partir das 23h.

LV/LF

 

 

Veja também