Comissão da Infância e Adolescência promove seminário no Cariri nesta terça
Por ALECE27/02/2012 16:32 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A violência sexual infantil estará em pauta no Cariri nesta terça-feira (28/02). A partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, a Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa realiza o seminário regional da campanha “Quem cala consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!”.
De acordo com a presidente da Comissão, deputada Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós, reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta para que aprenda a identificar o abuso.”
O seminário do Cariri será o 10º encontro organizado pela Comissão e reunirá os municípios das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) de Juazeiro do Norte e do Crato, totalizando a participação de 18 municípios, 58 escolas e um público estimado de 600 pessoas. A iniciativa tem a parceria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Durante o seminário, haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com a advogada Viena Ponce, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.
Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis.
Dentro da programação do evento, cada município formará um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas (PAE), que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembleia Legislativa o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.
Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio de 2011, na AL.
MM/AT
Veja também

Empreendedores negros cobram políticas públicas efetivas de incentivo em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas
Autor: Pedro Emmanuel Goes