Estudantes terão mais prazo para enviar propostas à AL
Por ALECE28/02/2012 15:30 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O Programa Protagonismo Infanto-Juvenil da Assembleia Legislativa prorrogou o prazo de entrega de propostas para alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Fortaleza. Desenvolvido em parceria com a UFC, Seduc Aprece e APDM (Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará), o projeto oferece aos estudantes a possibilidade de vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada e/ou mandato parlamentar na Casa.
Segundo o coordenador-geral do programa, Paulo Sérgio de Lima, os estudantes que compõem o Parlamento Infanto-Juvenil Cearense e o Parlamento Jovem Cearense terão até 30 de março e 21 de abril, respectivamente, para enviarem sugestões de políticas públicas. “Nos próximos dias 7, 8 e 9 de março, vamos visitar os municípios da região metropolitana para orientar os alunos como devem ser feitas as propostas”, explicou.
Para participar do programa é necessário elaborar um projeto (de lei, indicação ou resolução) sobre temas como agricultura, meio ambiente, saúde, segurança pública, economia, emprego, defesa do consumidor, educação, cultura, esporte e turismo. De acordo com Paulo Sérgio, a Assembleia vai avaliar os projetos de acordo com sua competência e constitucionalidade. As propostas deverão ser enviadas para www.al.ce.gov.br/protagonismoinfantojuvenil.
Entre as atribuições dos estudantes selecionados, o coordenador citou a participação assídua nos encontros e o empenho na execução do conjunto das ações propostas pelo programa; zelo pela imagem da comunidade escolar que representa, pautado em uma postura condizente com valores éticos e normas da Assembleia. “As atividades do programa serão realizadas por meio de oficinas e de minicursos”, adiantou.
Serão 46 vagas para cada um dos programas, sendo 70% destinadas para estudantes da rede pública e 30% para o ensino privado. Um dos critérios para a participação é estar matriculado e frequentando regularmente o ensino fundamental e médio. Durante a permanência no programa, o estudante deverá garantir as notas escolares na média. O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de maio, no portal da Assembleia Legislativa.
O programa Protagonismo Infanto-Juvenil, criado por Ato Deliberativo de Nº 695/2011 da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, visa garantir a presença e a visibilidade de alunos do ensino médio e fundamental nesta nova instância de representação.
Outras informações pelo telefone: 3277 2898.
LS/AT
Veja também

Empreendedores negros cobram políticas públicas efetivas de incentivo em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas
Autor: Pedro Emmanuel Goes