Notícias

Lucílvio Girão destaca aumento de transplantes e cobra cirurgias eletivas

Por ALECE
29/02/2012 14:53 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Lucílvio Girão - Foto: Paulo Rocha

O deputado Lucílvio Girão (PMDB) comemorou nesta quarta-feira (29/02) o aumento do número de transplantes no Ceará. Contudo, o peemedebista cobrou ações e investimentos que diminuam as filas de espera para as cirurgias eletivas (não urgentes) na rede pública de saúde. “É uma contradição”, avaliou. De acordo com Lucílvio Girão, em 10 anos, houve um crescimento de 500% de transplantes de órgãos no Ceará. Em 2001, foram 198 procedimentos cirúrgicos do tipo. Em 2011, por volta de 1.200.

“Isso é um orgulho, principalmente para a classe médica. Estamos em quarto lugar no ranking brasileiro, atrás da metrópole São Paulo (9 mil transplantes em 2011) e de capitais do sul que sempre se destacaram na área da saúde: Santa Catarina (1,9 mil) e Rio Grande do Sul (1,5 mil)”, comemorou o deputado.

Embora a rede pública do Estado consiga esse feito nesse tipo de procedimento médico de alta complexidade,  não consegue atender a demanda para os outros tipos de cirurgias, alertou Lucílvio. Isso porque, segundo ele, o repasse federal não é suficiente para manter os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e muitos estão fechando e deixando de atender os pacientes.

Para ele, isso tem causado o aumento das filas de espera no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Instituto José Frota (IJF). Somado ao fechamento dos chamados hospitais de amparo, há também os pacientes oriundos da região metropolitana e Interior que ocupam os leitos da Capital, segundo o deputado. “A região metropolitana não está investindo em saúde. O meu Maranguape é uma vergonha”, criticou.

Em aparte, o deputado Dr. Pierre (PCdoB) parabenizou o Governo do Ceará pelos investimentos voltados para o transplante de órgãos. Já o deputado Fernando Hugo (PSDB) criticou a diminuição de hospitais conveniados em Fortaleza.DA/CG

Veja também