Projeto quer denominar Bárbara de Alencar policlínica de Campos Sales
Por ALECE23/02/2012 13:32 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

Com a leitura do expediente da sessão legislativa desta quinta-feira (23/02), iniciou tramitação o projeto de lei 12/2012, de autoria do deputado Moésio Loiola (PSD), que propõe a denominação de Bárbara Pereira de Alencar para a policlínica de Campos Sales.
Bárbara Pereira de Alencar, cujos restos mortais estão sepultados em Campos Sales, é natural de Exu, Pernambuco, foi uma revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador. Era mãe de José Martiniano Pereira de Alencar, Tristão Gonçalves e Carlos José dos Santos também revolucionários.
A heroína republicana nasceu na fazenda Caiçara, de propriedade de seu avô Leonel Alencar Rego, patriarca da família Alencar. Adolescente, Bárbara mudou-se para a então vila do Crato, no Ceará, e casou com o comerciante português, José Gonçalves do Santos. Morreu depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política, em 1832, na cidade piauiense de Fronteiras.
A proposição será apreciada pelas comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Em seguida, o projeto retorna ao plenário para ser deliberado pelo conjunto dos parlamentares.
JS/CG
Veja também

Empreendedores negros cobram políticas públicas efetivas de incentivo em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas
Autor: Pedro Emmanuel Goes