Oradores

Guilherme Landim cobra providências para trecho esburacado da BR-116

Por Luciana Meneses
29/04/2025 11:14 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Landim (PSB) - Foto: Junior Pio

O deputado Guilherme Landim (PSB) reclamou da atuação Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta terça-feira (29/04). 

De acordo com o parlamentar, há mais de seis meses o órgão é provocado a respeito de um trecho da BR-116, mais precisamente entre os municípios de Icó e Penaforte. “Desde agosto do ano passado que cobramos do superintendente, por meio de ofício, e só recebemos promessas de tapa buracos e posterior recuperação, porém até hoje nada aconteceu. E o que é pior, o superintendente sequer atende as nossas ligações. Está impossível de trafegar de Icó a Penaforte”, denunciou. 

Ainda segundo o deputado, transtornos causados pelas condições da BR-116 não são uma novidade, porém em outros estados, o cenário seria diferente. “Isso não é de hoje. Se repete desde o governo Fernando Henrique Cardoso. O que nos deixa indignado é que basta chegar em Salgueiro que a estrada é maravilhosa. Então creio que eu que seja necessária também uma maior cobrança por parte da nossa bancada federal, pois ano após ano a situação dos trechos da BR-116 no Ceará só piora”, apontou.

Em aparte, o deputado De Assiz (PT) confirmou a situação deplorável do trecho citado, afirmando que durante o feriado da Semana Santa esteve na localidade e presenciou os problemas. “Vi 14 carros sendo danificados ao passar naquele trecho. Vocês imaginem isso aocntecendo à noite, o perigo que essas pessoas correm ao trafegar ali e precisar trocar um pneu no escuro. A situação é caótica”, concordou. 

O deputado Almir Bié (Progressistas) frisou que todo ano a história se repete e que a recuperação geralmente é falha pela qualidade do asfalto utilizado. Já o deputado Guilherme Bismarck (PSB) classificou o Dnit como "um dos órgãos mais inoperantes do Brasil". “Em Brasília o órgão está totalmente fechado, tamanha burocracia. Será que ninguém consegue mudar essa realidade?”, questionou.

O deputado Agenor Neto (MDB), por sua vez, disse também ter sido procurado por vereadores da região e foi averiguar de perto a situação do trecho. “Busquei o Dnit e recebi a mesma reposta. Nos disseram que houve um recurso na licitação de outra empresa e isso teria atrasado a recuperação da estrada, porém nos garantiram que após o feriado darão início e com duas ou três equipes para concluir a recuperação com celeridade”, afirmou. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também