Oradores

Lucílvio Girão lamenta título de cidade mais violenta do País para Maranguape

Por Lincoln Vieira
07/08/2025 11:30 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Deputado Lucílvio Girão (PSD) - Foto: Júnior Pio

O deputado Lucílvio Girão (PSD) lamentou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (07/08), o título de cidade mais violenta do Brasil para a cidade de Maranguape, atribuído pelo Anuário Brasileiro de Segurança 2025.

A publicação mostra que a cidade cearense teve a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. “É preocupante que Maranguape, uma das cidades conhecidas nos quatro cantos do Brasil devido ao humorista Chico Anysio, que divulgava sua terra natal, hoje é a cidade mais violenta do Brasil. Isso é muito preocupante”, avaliou.

O deputado ressaltou que o governo Cid Gomes acertou na gestão da saúde, educação e demais áreas, entretanto, conforme Lucílvio, “falhou” na segurança pública. 

“Houve denúncia do Capitão Wagner, na época, que o crime organizado estava se enraizando no Ceará. O Cid Gomes, que era o governador da época, fez muito pelo Ceará na infraestrutura, educação, cultura, esporte; na segurança, criou o Ronda do Quarteirão com investimento em Hilux, fardamento, mas não resolveu. Nesse ponto, ele falhou”, analisou. 

O parlamentar defendeu ainda iniciativas da gestão municipal de Maranguape para reduzir os índices de violência na cidade. Lucílvio sugeriu investimentos na guarda municipal, educação e na juventude local. “Nós temos que tomar medidas, não só os governos federal e estadual, mas também o municipal, que tem que investir no aumento da guarda municipal com armamento, transporte, intercâmbio entre as polícias Civil e Militar ter uma melhor merenda escolar para manter o jovem na escola e em mais geração de empregos para a juventude de Maranguape. Cadê o parque industrial que disseram que iam construir?”, cobrou. 

Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) lamentou a situação da cidade. O parlamentar se colocou à disposição junto a Lucílvio para pensar soluções em prol da redução da violência na cidade. Já o deputado Pedro Matos (Avante) criticou a gestão municipal. Para ele, a atual administração perdeu oportunidades de receber recursos econômicos para investir em equipamentos como creches, no teatro municipal da cidade, na reforma do estádio Moraisão e para a juventude local.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também