Oradores

Missias Dias critica aprovação da PEC da Blindagem pela Câmara Federal

Por Lincoln Vieira
17/09/2025 11:02 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Missias Dias (PT) - Foto: José Leomar

O deputado Missias Dias (PT) criticou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (17/09), a aprovação, na Câmara Federal, do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê autorização da Câmara ou do Senado ao Supremo Tribunal Federal (STF) processar deputados ou senadores, a PEC da Blindagem.

O parlamentar ressaltou que está “indignado e envergonhado” com a aprovação da matéria. Para ele, a propositura desmoraliza o parlamento e privilegia, de acordo com ele, deputados do “colarinho branco”. “Eu penso que nós não podemos concordar com isto. É muito sério o que foi votado, eu quero clamar ao Senado Federal que não dê continuidade a essa vergonha nacional, a PEC da Bandidagem”, reprovou. 

Missias Dias frisou que um parlamentar não pode ser eleito para votar projetos em benefício próprio. “O Congresso está desrespeitando a legislação e os órgãos competentes para investigar. Agora, só pelo fato de ser deputado, posso aprovar uma PEC que me dá o direito de ser protegido. Para o processo correr na justiça, precisa o Congresso autorizar, isso é um absurdo”, avaliou. 

O parlamentar cobrou ainda a votação de matérias como a taxação dos mais ricos e a zerar o Imposto de Renda do contribuinte até R$ 5 mil. “Os congressistas não votam o que é importante ao povo brasileiro, à classe trabalhadora, aos mais humildes, eles não estão preocupados com isso. O Senado, que é um grupo seleto, jamais pode concordar com isso”, analisou. 

Edição: Lusiana Freire 

Veja também