Oradores

Missias Dias cobra aprovação da PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados

Por Gleydson Silva
16/10/2025 10:42 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Deputado Missias Dias (PT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Missias Dias (PT) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (16/10), que os parlamentares da Câmara dos Deputados aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, que trata da criação de um Sistema Único de Segurança Pública, a fim de fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios. 

De acordo com o parlamentar, o problema da segurança pública no Brasil não pode ser utilizado para embates políticos, eleitorais ou caça de culpados. “Precisamos encarar esse momento de frente, mas juntos, buscar apontar A ou B como responsável por um problema tão complexo. Passou da hora de enfrentar esse mal”, observou.

Neste sentido, Missias Dias pediu que o Congresso Nacional paute a PEC da Segurança Pública, que deve “garantir a criação de um sistema nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS)” para que o trabalho seja unificado. “Se estamos todos falando sempre que a segurança pública é algo importante, ajude o Governo. A PEC está engavetada há muito tempo e precisa ser aprovada. Só assim poderemos resolver de vez esse problema. Todos têm que cobrar isso, seja base ou oposição”, disse.

Missias Dias também destacou que o governador Elmano de Freitas não tem medido esforços para que a população tenha mais segurança no seu cotidiano. “Se o problema fosse só no Ceará, seria mais fácil resolver, mas a solução precisa de outras forças e até de outros estados”, pontuou.

 O deputado destacou ainda a segunda edição do Festival Ceará Sem Fome, realizada nessa quarta-feira (15/10), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com três painéis que destacaram as estratégias e a cooperação para o combate à fome no Estado. “Lá estavam todos que fazem o Ceará Sem Fome acontecer. Uma festa bonita, com um sentimento bom de quem está fazendo uma coisa boa e que faz toda a diferença”, afirmou.

O parlamentar também abordou outros assuntos, como a ampliação da CNH Popular para estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais, além da reforma agrária e agricultura familiar.

Edição: Lusiana Freire

Veja também