Guilherme Bismarck reforça importância de planejamento urbano e atualização de planos diretores
Por Narla Lopes16/10/2025 10:48 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

O deputado Guilherme Bismarck (PSB) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (16/10), a atualização dos planos diretores das cidades. O parlamentar parabenizou a Câmara de Vereadores de Aracati pela aprovação, ontem, por unanimidade, do novo plano diretor do município.
“Um plano concebido por um grupo técnico de especialistas, urbanistas, ambientalistas e engenheiros. Há mais de 20 anos que o município não fazia uma atualização completa, com estudos e audiências públicas. O último plano foi em 2001, e desde 2009 não teve nenhum tipo de revisão, apenas remendos”, destacou.
O parlamentar ressaltou que a maioria dos grandes problemas enfrentados pelas cidades decorre da falta de planejamento urbano. “Quando os grandes centros crescem sem planejamento, as periferias aumentam, o poder público não chega, falta emprego e a desigualdade social cresce, abrindo espaço para o crime”, afirmou.
Bismarck alertou ainda para a desorganização urbana nos municípios do interior. “Nos interiores, muitos loteamentos são feitos sem qualquer tipo de organização. Há derrubada de mata, invasão de nascentes e crescimento desordenado, o que gera problemas difíceis de resolver a longo prazo”, apontou.
O deputado também defendeu apoio do Governo do Estado aos municípios na elaboração e revisão dos planos diretores.
“Quando o planejamento vem de cima para baixo, facilita o trabalho e evita que prefeitos e técnicos sofram pressões do capital especulativo e de grandes donos de terrenos, que muitas vezes transformam áreas rurais e de preservação em zonas urbanas para loteamento”, explicou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Agenor Neto celebra entrega da primeira UTI pediátrica 100% SUS da região Centro-Sul do Ceará
Autor: Narla Lopes
Felipe Mota aponta legalidade de emendas impositivas e cobra recursos do Governo
Autor: Gleydson Silva