Carlos Matos anuncia união dos senadores em defesa do Hub
Por ALECE17/06/2015 15:00 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Carlos Matos (PSDB) revelou, no primeiro expediente da sessão desta quarta-feira (17/06), a articulação política em defesa da instalação de um HUB no Aeroporto Pinto Martins. Ele apresentou um documento, que considerou “histórico”, subscrito pelos três senadores cearenses, Eunício Oliveira (PMDB), Tasso Jereissati (PSDB) e José Pimentel (PT), demonstrando a aliança dos parlamentares em torno da causa.
“Mais importante do que o tema é a capacidade do diálogo, quando temos inúmeros desafios para o desenvolvimento”. O tucano destacou que assuntos importantes não são de propriedade da base do Governo, mas de todos os parlamentares. No entanto, destacou que o governador Camilo Santana deve conduzir o processo, como representante máximo do Estado.
De acordo com Carlos Matos, a sociedade cearense deve ser protagonista de seu futuro, sem esperar pelas iniciativas do Governo. O parlamentar considerou necessário que os dirigentes das empresas que irão explorar o HUB sintam que o Estado está unido na atração desse sistema de conexões de voos.
O tucano disse que tratou do tema junto com o governador. “Precisamos gerar empregos nos setores que exigem uma qualificação melhor. É um modelo de desenvolvimento que envolve o turismo e serviços”.
Carlos Matos lembrou que o Ceará é hoje o maior exportador de rosas do País para a Europa, porque o Governo do Estado construiu uma câmara frigorífica no aeroporto Pinto Martins. “O Estado fez essa obra porque o prazo dado pela Infraero para a construção da Câmara era de quatro anos”,acrescentou.
O deputado Leonardo Pinheiro (PSD) disse que o HUB é bastante importante para o Estado. Por isso há o empenho de toda a sociedade na defesa desse projeto, bem como da classe política. “Quero reforçar que todos os senadores foram convidados para fazer parte desse projeto”, assinalou.
O deputado Fernando Hugo (SD) afirmou que o senador Eunício está empenhado em trazer o HUB. “Mas precisamos de condições aeroportuárias indispensáveis para o funcionamento do terminal a contento. Também temos de ter competitividade com os demais aeroportos que estão na disputa”, pontuou.
O deputado Gony Arruda (PSD) acrescentou que não se pode menosprezar, nesse episódio, o papel da Assembleia Legislativa, “que já pautou tantos assuntos do interesse do Ceará, como a transformação de Fortaleza em cidade sede da Copa do Mundo”. Ele avaliou que o HUB irá proporcionar muitos empregos e, portanto, é bastante relevante a sua instalação no aeroporto Pinto Martins.
O deputado Joaquim Noronha (PP) avaliou que o Hub não irá existir sem a infraestrutura do aeroporto. Ele defendeu o convite do diretor da Infraero para a Assembleia, no sentido de explicar os problemas existentes na conclusão da reforma do Pinto Martins. O deputado Danniel Oliveira (PMDB) pontuou que a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins tem edital de licitação previsto para 2016. “É importante perceber que esse prazo não dará condições de Fortaleza concorrer com os demais estados em pé de igualdade”.
JS/AT
Veja também

Pedro Lobo destaca força do turismo no Cariri e crescimento do setor no Ceará
Autor: Gleydson Silva
Guilherme Sampaio repudia tarifas de Trump e alerta para impactos no comércio entre Brasil e EUA
Autor: Lincoln Vieira