Joaquim Noronha clama pelo tombamento da Praça Portugal
Por ALECE27/05/2015 17:25 | Atualizado há 4 semanas
Compartilhe esta notícia:

No segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (27/05), o deputado Joaquim Noronha (PP) clamou ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e ao secretário de Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, pelo tombamento da Praça Portugal.
“Atendo aqui ao pedido de alguns dos moradores de Fortaleza sobre um item de nossa cidade que existe desde 1947 e homenageia nossos colonizadores. A Praça Portugal é uma referência para os fortalezenses, mas virou tema de debate, pela sua possível reformulação ou destruição. O prefeito deve pensar bem se quer ficar conhecido como o homem que destruiu uma obra tão antiga”.
O deputado pediu ao secretário Guilherme Sampaio que na reunião da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará peça o tombamento da praça. “Não consigo imaginar passar por ali e não ver a praça. As futuras gerações precisam conhecer aquela que se tornou um símbolo de nossos colonizadores. Tenho certeza de que existem soluções e maneiras de aperfeiçoamento como um túnel ou viaduto”, sugeriu.
Em aparte, o deputado Capitão Wagner (PR) disse que, ainda em seu mandato como vereador de Fortaleza, defendeu e continua a defender a não destruição da praça. Para o deputado Renato Roseno (Psol), a Secretaria de Cultura precisa preservar o equipamento, assim como outras cidades do mundo fazem com suas construções históricas.
Já o deputado Elmano Freitas (PT) afirmou que uma boa solução seria a combinação da memória da cidade e sua inovação. “Essa região da cidade tem patrimônio histórico, problema de trânsito e problema de estacionamento. Não é razoável tomar uma decisão aniquilando outro. O certo seria resolver os problemas de trânsito sem destruir o patrimônio histórico. A praça deve ser completamente praça, com um teatro ou calçadão”, sugeriu.
LA/JU
Veja também

Pedro Lobo destaca força do turismo no Cariri e crescimento do setor no Ceará
Autor: Gleydson Silva
Guilherme Sampaio repudia tarifas de Trump e alerta para impactos no comércio entre Brasil e EUA
Autor: Lincoln Vieira