Alcides Fernades contesta indicação de Onélia Santana ao TCE-CE
Por Gleydson Silva11/12/2024 13:06 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Alcides Fernandes (PL) contestou, durante as explicações pessoais da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (11/12), a indicação da atual secretária de Proteção Social, Onélia Leite Santana, para ocupar uma cadeira de conselheira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).
Segundo ele, “a família Santana já tem tomado para si uma série de cargos e salários exorbitantes do Estado”. Baseado no artigo 71 da Constituição do Ceará, Alcides Fernandes aponta que “o conselheiro do Tribunal deve ter conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros”. “Entretanto, a senhora Onélia Santana tem apenas um requisito: ser mulher do Camilo Santana. E por essa razão votaremos contra”, comunicou.
Entre as pessoas apontadas por Alcides Fernandes está Tiago Santana – irmão do ministro da Educação, Camilo Santana –, que preside o Instituto Mirante. “Instituto que foi criado no último ano do mandato do Camilo e, em menos de um ano de criação, já recebeu do Governo do Estado R$ 150 milhões. Em 2024, recebeu um montante de R$ 250 milhões”, afirmou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira