Ordem do Dia

Fernanda Pessoa defende reivindicações de agentes agropecuários

Por ALECE
18/04/2013 17:03 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Fernanda Pessoa (PR) - Foto: Paulo Rocha

Durante a ordem do dia desta quinta-feira (18/04), a deputada Fernanda Pessoa (PR) pediu sensibilidade por parte do governador Cid Gomes para atender as reivindicações dos fiscais e agentes de Agropecuária do Estado. Os profissionais estavam mobilizados na Casa nesta manhã pela valorização da categoria, como reajuste salarial e melhorias das condições de trabalho.

Segundo ela, hoje, o salário-base pago, referente a 2,8 salários mínimos, equivale a aproximadamente R$ 1.900, valor inferior ao que é estabelecido pela Lei 4950/1966, que prevê 8,5 salários mínimos, o que corresponde a R$ 5.600. “Essa desvalorização ocasiona, consequentemente, o desestímulo e pedidos de exoneração, pois o Ceará está com um dos menores salários base pago a fiscais estaduais agropecuários do Brasil. Aliás, vale ressaltar que o Ceará é o segundo pior do País”, disse.

Outro desestímulo para a categoria, mencionado pela parlamentar, é o não recebimento da gratificação por desempenhar atividades com risco de vida, ou seja, por insalubridade, garantida por lei. “Dessa forma, a Associação dos Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado reivindica um salário-base digno, de acordo com o grau de responsabilidade e de 50% desse valor para os agentes agropecuários”.
LS/CG

Veja também

Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (10/09)
Deputados durante a sessão plenária desta terça-feira (09/09)
Ordem do Dia 09/09/2025

Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia

Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira
Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (03/09)
Ordem do Dia 03/09/2025

Julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos temas discutidos em pronunciamentos

Autor: Lincoln Vieira, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia e Narla Lopes