Lula Morais lembra os 95 anos da Revolução Socialista Soviética
Por ALECE08/11/2012 16:11 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Lula Morais (PC do B) destacou, durante o Tempo de Liderança desta quinta-feira (08/11), os 95 anos, transcorridos ontem, da revolução socialista russa, sob o comando de Lênin. “Esta Revolução, dirigida pelo Partido Comunista, sacudiu as caducas estruturas do mundo de então. Os operários e camponeses dirigidos pelo Partido Comunista bolchevique sob a liderança de Vladimir Lênin, ao derrubarem do poder uma monarquia retrógrada e se insurgir contra a ordem imperial cevada no quadro da formação do capitalismo monopolista e que entrou em decadência em meio à 1ª Grande Guerra, abriram uma nova era na história da humanidade – a era da luta pelo socialismo e das realizações do socialismo”, frisou.
Para Lula Morais, a Revolução marcou a chegada de uma nova época. “Foi a primeira tentativa vitoriosa de abolir toda a opressão e exploração. Esta revolução liquidou um império retrógrado, que Lênin chamava de prisão dos povos. Sobre seus escombros, surgiu uma nova civilização humana, uma economia desenvolvida, o progresso social, a justiça, a igualdade, um povo culto e digno”, acentuou.
O parlamentar considerou que a revolução soviética de 1917, depois de ter lutado pela paz e sobrevivido à investida de uma aliança imperial, desenvolveu o caráter internacionalista e influenciou a vida política mundial ao longo de sete décadas. “Sob a influência soviética, tomou corpo e forma o movimento operário nos países capitalistas, desenvolveu-se a luta anticolonial nos países dependentes. A Revolução soviética construiu um Estado soberano e um Exército que se constituiu na força capaz de derrotar o mais feroz inimigo da humanidade – o nazi-fascismo” avaliou.
Lula Morais acentuou que a revolução e o socialismo soviético estiveram presentes como inspiração, influência indireta e apoio moral na grande revolução chinesa, na revolução cubana, na resistência vietnamita. “Até mesmo a adoção, pelos países capitalistas, do Estado de “bem-estar” resultou, a partir das lutas sindicais e políticas nos países capitalistas, da influência da Revolução de Outubro e do socialismo na URSS”, disse.
O líder comunista avaliou ainda que a revolução de 1917 teve grande impacto político e ideológico que se irradia até os dias de hoje. “Os princípios em que se inspirou e posteriormente desenvolveu constituem a linha vermelha, demarcatória entre o pensamento socialista científico, revolucionário, comunista, classista e internacionalista, e o pensamento social-democrata, oportunista”.
De acordo com Lula Morais, a data é a celebração dos 95 anos de um movimento político-social vitorioso que fundou os princípios fundamentais da estratégia e da tática da revolução político-social, a revolução que revelou ao mundo o gênio político de Lênin, que, segundo ele, comprovou o caráter científico do marxismo-leninismo e a aplicabilidade histórica de seus conceitos fundamentais.
JS/LF
Veja também

Políticas públicas e segurança pública são discutidas durante a ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Narla Lopes, Gleydson Silva, Luciana Meneses, Lincoln Vieira
Deputados debatem investimentos no agronegócio, segurança e outros temas na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz / Gleydson Silva / Narla Lopes / Lincoln Vieira / Luciana Meneses