Sarto rebate críticas de Heitor sobre calendário da rede municipal de ensino
Por ALECE22/02/2013 16:34 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

Durante o tempo de liderança da sessão plenária desta sexta-feira (22/02), o líder do Governo na AL, deputado José Sarto (PSB), retrucou as críticas feitas pelo deputado Heitor Férrer (PDT) sobre a decisão da Secretaria Municipal de Educação de reduzir o calendário escolar da rede municipal de ensino. Sarto explicou que o Pacto de Responsabilidade Social e Pedagógica pelos Estudantes foi debatido exaustivamente por diversos setores da comunidade escolar, e possui dezenas de signatários.
Ele explicou que, no sistema que se seguia até então, os alunos da rede municipal eram constantemente prejudicados devido ao atraso em relação às redes estadual e privada de ensino. O principal problema, conforme sua explicação, é o fato de o aluno não ter condição de realizar transferência para outra escola, se necessário.
O fato, ele observou, acarretou na diminuição de 9 mil matrículas em 2012 em relação ao ano anterior. “Quando o aluno tenta realizar a transferência, há empecilhos, pois os anos letivos das escolas não são coincidentes, então o aluno sai prejudicado”, argumentou.
Ele ressaltou que o pacto foi realizado a muitas mãos, “das quais contamos com professores, gestores, alunos, pais e outras entidades, que têm responsabilidade e competência jurídica de fiscalizar a lei”.
Sarto concordou que a lei federal é rígida quanto à questão, mas lembrou a existência dos Termos de Ajustamento de Conduta que, segundo ele, “existem justamente para contemplar situações excepcionais, como essa em que se encontra a rede municipal de ensino”.
PE/CG
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira