Notícias

Mulheres de destaque em papéis de liderança recebem homenagem na Alece

Por Ariadne Sousa
14/03/2024 17:06 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

Lideranças femininas cearenses receberam homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) pelas suas contribuições nas áreas em que atuam. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/03), no Plenário 13 de Maio, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março. 

O autor do requerimento que originou a solenidade, deputado Danniel Oliveira (MDB), ressaltou que o momento é, além de um reconhecimento público da importância do trabalho de cada uma das homenageadas, uma oportunidade de incentivar que outras lideranças femininas possam surgir e se fortalecer. “Nós estamos num Estado de mulheres fortes, de pessoas que lutam no dia a dia, como a Maria da Penha, que é um exemplo para o nosso Ceará, com a sua luta e perseverança, e que hoje denomina a Lei Maria da Penha, que, eu tenho certeza, foi um divisor de águas não só no nosso Estado, mas em todo o País”, destacou. 

Sobre a violência de gênero, o parlamentar ponderou que os homens devem se comprometer com a causa do combate às agressões, que apresentam números elevados, e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa. “Se a cada dia, se plantasse uma semente da consciência, principalmente nos homens, a gente vai fazer com que esses números gradativamente possam diminuir, e que nós homens possamos reconhecer a importância da igualdade entre homens e mulheres”, argumentou. 

 

HOMENAGEADAS

Onélia Maria Moreira Leite de Santana, secretária da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS), destaca  a história de luta das mulheres - Foto: Marcos Moura

A secretária da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS), Onélia Maria Moreira Leite de Santana, destacou que cada uma das homenageadas tem uma história respeitável e digna de reconhecimento. “Esse ato simbólico se opõe a algo que infelizmente marca a trajetória de muitas de nós, que ousamos gerir e liderar, sobretudo em espaços políticos e lideranças privadas. Falo aqui dos atos de agressão dos quais somos vítimas no cotidiano das nossas atividades”, afirmou. 

A titular da SPS lembrou ainda dos desafios que as mulheres enfrentaram para poder acessar cargos políticos e de gestão. Nesse sentido, ela comemorou o equilíbrio existente atualmente no corpo de secretários do Governo do Ceará, no qual metade dos gestores são mulheres. 

Por fim, Onélia exaltou as demais lideranças presentes pelo empenho e dedicação em cada uma das áreas em que atuam. “Dizer o quanto todas são importantes para o progresso do nosso Estado, na geração de emprego, na qualificação profissional, na importância de desenvolver projetos sociais. Então, a luta continua”, completou. 

Na ocasião, foram homenageados ainda a vice-governadora e secretária das Mulheres do Estado do Ceará, Jade Afonso Romero; a primeira-dama do Ceará, Lia Gondim Araújo de Freitas; a secretária da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Tânia Mara Silva Coelho, e a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes. 

Na lista de agraciados figuram também a fundadora da Pardal Sorvetes, Joselma Maria de Lima Oliveira; a presidente do Movimento Elos por Elas, Caroline de Albuquerque Mello; a cofundadora e diretora institucional do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e coordenadora da Coalizão pelo Impacto em Fortaleza, Bia Fiuza; a diretora executiva da Apoiar Soluções Administrativas e CEO do Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (INGETI), Catarina Mirza Rodrigues de Lima Queiroz, e a conselheira do Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura do Ceará (CMEC) e fundadora da AL Serviços, Ana Luíza Costa Lima. 

Além delas, receberam certificado de reconhecimento da Alece a cirurgiã-dentista e odontopediatra Aline Morais Fontes; a cofundadora do Movimento Mulheres com Propósito, Rebeca Leal Bastos; a CEO da Key Solution, Roseanne Pimentel; a presidente do Instituto Bárbara Palomares de Ginástica Rítmica, Bárbara Raquel Agostini Palomares, e a presidente da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviço do Estado do Ceará (FEMICRO/CE), Dalvani Mota. 

A mesa da cerimônia contou também com a participação das homenageadas Cristiane Sales Leitão, primeira-dama da Alece e líder do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) do Poder Legislativo; Sandra Maria Olimpio Machado, secretária do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag); Vilma Maria Freire dos Anjos, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA); Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará (SDH); Thyane Dantas, cofundadora do Movimento Mulheres com Propósito, assim como a defensora públicaDenise Sousa Castelo, assessora de planejamento e controle da Defensoria Pública do Ceará, representando a defensora pública geral, Sâmia Farias.

Edição: Clara Guimarães

Veja também