Notícias

Alunos de escolas dos bairros Granja Portugal e Farias Brito visitam a Alece

Por Narla Lopes / Pedro Emmanuel Goes
08/10/2024 15:18 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Estudantes da Escola Municipal Creusa do Carmo Rocha conhecem o Parlamento - Foto: Bia Medeiros

Alunos de escolas públicas dos bairros Granja Portugal e Farias Brito realizaram visita à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta terça-feira (08/10), por meio do projeto O Parlamento e sua História, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).

A iniciativa visa estimular o interesse pelo Legislativo cearense, apresentando aos visitantes, além da estrutura da Casa, informações sobre a política local e a história do Parlamento cearense. O projeto é voltado para alunos de escolas públicas e privadas da Capital e de municípios próximos.

Em virtude da reforma do Plenário 13 de Maio, o roteiro sofreu mudanças e contempla, momentaneamente, a exposição permanente do Malce, a exposição “200 anos de Constituição – Da Imposição à Cidadania”, além de uma caminhada pelo edifício-sede, visitando pontos como o Salão Nobre, os gabinetes de parlamentares e o Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Pela manhã, 32 alunos do 9º ano da Escola Municipal Creusa do Carmo Rocha, localizada no bairro Granja Portugal, visitaram as dependências do Poder Legislativo.

A professora de Inglês Marly Cruz, que acompanhou os estudantes, destacou a importância da visita ao Poder Legislativo. "Essa experiência é muito valiosa para eles, especialmente agora, logo após as eleições municipais, pois estamos ainda nesse clima. Essa visita nesta semana foi essencial para que eles possam ampliar sua visão sobre a política, o acesso à informação, à educação e ao conhecimento de forma democrática", explicou.

Ela também elogiou o projeto oferecido pela Alece. "Eu não fazia ideia de que havia uma biblioteca aqui, um museu, fiquei surpresa com a estrutura. Já achei o máximo o fato de a Assembleia ofertar o ônibus, o que facilita muito, pois temos muita dificuldade em fazer aulas de campo. Além disso, eles oferecem o lanche e todo o ciclo da visita. Espero que os alunos aprendam bastante e também aproveitem essa saída do bairro para conhecer a cidade e observar o percurso", avaliou. 

Alece recebe a visita dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt - Foto: Máximo Moura

No período da tarde, o professor de Português Gabriel Moreira, que acompanhou uma turma de 37 estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt, do bairro Farias Brito, também ressaltou o valor da visita para os estudantes. 

"É uma chance de conhecer in loco o local onde as decisões referentes à nossa vida, enquanto cidadãos, são tomadas. O momento das eleições é sempre propício para essas reflexões", disse.

Além da professora Marly Cruz, os alunos da manhã foram acompanhados pela professora de História Simone Bernardo e orientados pela equipe do Memorial: Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Carlos Pontes, Miguel Rodrigues e Bárbara Marinho. 

À tarde, os alunos foram acompanhados ainda pelo professor de Espanhol Marcelo Rocha Vieira. Receberam os estudantes os integrantes da equipe do Malce, composta por Marcela Loiola, Cléa Menezes, Eveline Freitas, Lígia Farias, Miguel Rodrigues, Edna Camarço, Savio Batista, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias e Mateus Leitão.

O Parlamento e sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Clara Guimarães

Veja também