Notícias

Evandro Leitão avalia legado da gestão e projeta futuro na Prefeitura de Fortaleza no Conexão Alece

Por Gleydson Silva
16/12/2024 13:03 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Jornalista Kézya Diniz entrevista o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT) - Foto: José Leomar

O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (16/12), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PT), que fez um balanço do seu mandato à frente do Parlamento, avaliou o legado que sua gestão deixa para a Casa e projetou seu futuro na Prefeitura de Fortaleza a partir de 2025. 

De acordo com o chefe do Legislativo estadual, desde que assumiu a presidência da Alece, uma das prioridades era aproximar o Parlamento do povo. Neste sentido, ele destaca algumas das diversas vertentes de atuação, como a ampliação das sessões itinerantes no interior do Estado e a ampliação de órgãos e serviços oferecidos à população, como o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Departamento de Assistência Social e Saúde (DSAS), Procon, Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e tantos outros.

“Esse rol de serviços fez com que nos aproximássemos mais da população. Esse é o grande legado que a gente deixa para a população cearense: a aproximação da Assembleia Legislativa da população cearense e a fortalezense, em especial”, afirmou.

Essas e outras iniciativas beneficiaram milhares de pessoas, segundo Evandro. Entre os destaques feitos pelo parlamentar também está o Alcance Enem, que beneficiou, conforme ele, 32.396 pessoas, com aulões e cursos profissionalizantes e de idiomas; a PEM, com mais de 5 mil atendimentos; o Escritório Frei Tito de Alencar, com 667 atendimentos; a Unipace, beneficiando mais de 67 mil pessoas; o Comitê de Responsabilidade Social, que teve 41.070 pessoas atendidas nas suas quatro células, e outros órgãos.

A responsabilidade social, inclusive, reflete uma gestão humanizada, na avaliação de Evandro Leitão, aproveitando ao máximo a potencialidade de cada servidor. “Quando você implanta uma gestão humanizada, olhando para as pessoas não como um mero CPF, mas entendendo o talento e característica de cada um, temos resultados. Cada pessoa, com o seu talento, é copartícipe dessa gestão, e isso me deixa extremamente feliz, pois dá o melhor do servidor para a população cearense”, enfatizou.

Evandro Leitão destacou sua trajetória e experiência política e ressaltou a expectativa para sua gestão na Prefeitura de Fortaleza. “Eu acredito muito no talento das pessoas e eu tenho absoluta certeza de que faremos um grande trabalho à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza a partir de 1° de janeiro de 2025, com o conjunto de pessoas que nós teremos nos ajudando, integrando nossa equipe, nas mais diversas áreas temáticas. E os resultados nós vamos entregar à população fortalezense, com muito trabalho, transparência, escuta e diálogo com as pessoas”, garantiu.

Apesar do otimismo, o prefeito eleito reconhece o desafio que tem pela frente e ressaltou que o cenário, sobretudo da saúde na Capital, é “extremamente difícil”. Segundo ele, apesar de a atual gestão não passar as informações para a equipe de transição como deveria, é sabido que a situação no Instituto Doutor José Frota (IJF) e em outras unidades de saúde de Fortaleza é de crise. 

“Na campanha eleitoral eu já falava que faltava gaze, esparadrapo, paracetamol, e agora isso está vindo à tona, e em uma dimensão ainda pior. Os procedimentos cirúrgicos foram suspensos, falta alimentação, algo básico, e faltam materiais em outras unidades e postos de saúde”, afirmou.

Diante do desafio, Evandro Leitão anunciou que foi até Brasília e conseguiu com o Ministério da Saúde mais de R$ 19 milhões para a Saúde de Fortaleza, quantia que “já está na conta da Prefeitura”. Desse total, conforme o deputado, metade será direcionado ao IJF e a outra metade para a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. “Vamos mudar a feição dos equipamentos e dos atendimentos na saúde dos fortalezenses. É uma situação difícil, mas quero, até 30 de junho de 2025, normalizar a saúde da cidade”, disse.

A primeira-dama da Alece e futura primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, deve atuar fortemente nas áreas de atenção à primeira infância e a crianças com transtorno do espectro autista (TEA), de acordo com Evandro Leitão. “Teremos os Espaços Girassol, onde vamos atender crianças e jovens com TEA, área por que ela é apaixonada. Aqui, ela já tem uma experiência exitosa com o Ciadi”, revelou.

Você pode acompanhar a entrevista completa de Evandro Leitão à jornalista Kézya Diniz, em que ele fala ainda sobre a recuperação do Plenário 13 de Maio após o incêndio neste ano, a pretensão de regularização nos atendimentos de saúde, o fim da taxa do lixo na Capital, o combate à covid-19 e a composição do secretariado municipal no vídeo da transmissão no YouTube. 

O Conexão Alece vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV, às 20h30. O programa também fica disponível em formato de podcast nas plataformas de áudio SpotifyDeezerYouTube Music e Apple Podcasts.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também