Alece presta homenagem aos Troncos Velhos: Guardiões da Ancestralidade Indígena
Por Lincoln Vieira16/04/2025 08:43 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageia, nesta terça-feira (22/04), em sessão solene, os Troncos Velhos: Guardiões da Ancestralidade Indígena. A solenidade acontece às 17h, no Plenário 13 de Maio, e atende a requerimento dos deputados Missias Dias (PT), De Assis Diniz (PT) e Renato Roseno (Psol).
Conforme Missias Dias, o mês de abril é para lembrar, celebrar e reconhecer a raiz e a base dos territórios indígenas: os Troncos Velhos. O deputado ressaltou que os caciques, cacicas, pajés e demais lideranças carregam em si a história, a cultura e a resistência de seus povos.
“São eles que guardam os saberes ancestrais, ensinam as novas gerações e lutam pela manutenção dos direitos e tradições indígenas”, avaliou. Missias Dias informou que 17 povos indígenas vivem em mais de 20 municípios no Ceará. Segundo ele, a valorização do grupo é essencial.
“Homenagear os Troncos Velhos enquanto estão vivos é um ato de respeito e gratidão, uma forma de reconhecer sua importância para a continuidade das lutas e conquistas indígenas”, frisou.
SERVIÇO
Sessão solene em homenagem aos Troncos Velhos: Guardiões da Ancestralidade Indígena
Data: Terça-feira, 22 de abril de 2025
Horário: 17 horas
Local: Plenário 13 de Maio
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 - Dionísio Torres
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Alece realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Educação
Autor: Narla Lopes
Unipace é finalista do Prêmio Abel 2025 com três projetos de destaque nacional
Autor: Julyana Brasileiro, da Comunicação Interna