Notícias

Fortalecimento das emissoras legislativas é debatido no Conexão Alece

Por Luciana Meneses
19/05/2025 11:10 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

O Conexão Alece, programa multiplataforma da rádio Alece FM (96,7 MHz), recebeu, na manhã segunda-feira (19/05), o presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas da (Astral), Gerson de Castro. Durante a entrevista, o jornalista lembrou o papel das emissoras legislativas para o fortalecimento da democracia. 

“Antigamente não era possível acompanhar em tempo real a produção dos poderes Legislativo e Judiciário. Mas, nos anos 2000, essa realidade mudou e, embora a audiência seja maior durante as discussões mais polêmicas, essas emissoras estão levando o cotidiano do Legislativo e Judiciário, com toda a sua pluralidade e transparência, para que o cidadão acompanhe seus representantes e forme sua opinião. Assim fortalecemos a democracia”, refletiu.

À frente da Astral, que atualmente agrupa 40 emissoras e conta com outras casas legislativas em processo de instalação, Gerson Castro definiu o trabalho da associação como uma grande vitrine de redes legislativas. “Nós nos unimos para fortalecer e representar as emissoras legislativas, levando suporte, trocando experiências e buscando soluções para os desafios constantes. A missão é mostrar o legislativo na sua transparência, bem como produzir conteúdos de qualidade e que representem os temas de interesse da população, explicou.

Entre os desafios enfrentados pela associação, o presidente classifica visibilidade e incentivos por parte das mesas diretoras como os dois principais entraves para a instalação e o funcionamento das emissoras legislativas. “Temos diferentes realidades entre as nossas associadas, como por exemplo, TV Câmara e TV Senado, que dispensam apresentações, ao mesmo tempo que temos redes de municípios bem pequenos que estão ali com o mesmo objetivo. Nosso dever é dar visibilidade e fazer com que as casas legislativas apoiem essas iniciativas com espaço, equipamentos, incentivo financeiro e que esse conteúdo chegue até o cidadão. É uma luta conjunta, e sei que vamos chegar em 2026 com mais gente nesse time”, declarou.

O programa Conexão Alece (96,7 MHz) é transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na Alece TV (canal 31.1), às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Para assistir à entrevista completa basta acessar o Alece Play ou acompanhar o conteúdo no canal da Alece no YouTube: 

Edição: Lusiana Freire

Veja também