Um Lugar de Fala aborda o movimento “Quem Cuida de Quem Cuida” nesta segunda
Por Wanessa Tavares / com Assessoria23/05/2025 15:29 | Atualizado há 14 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da Alece TV (canal 31.1), desta segunda-feira (26/05) destaca o movimento “Quem Cuida de Quem Cuida”, que surgiu no Brasil em 2025 como uma resposta à crescente mobilização de mulheres, especialmente mães, que reivindicam o reconhecimento do cuidado como um trabalho essencial e a necessidade de políticas públicas que as amparem.
Para discutir sobre o assunto, participa do programa a psicóloga Helena Campelo, doutora em Educação e, atualmente, à frente de um grupo de pesquisa sobre a Economia do Cuidado e a subjetivação das mulheres nas famílias.
Outra convidada é a pedagoga Kátia Miranda, que optou por dar uma pausa no trabalho para se dedicar à maternidade após receber diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) do filho, dedicando-se à causa e aos cuidados dele.
As mulheres costumam enfrentar funções de trabalho remunerado e não remunerado, como o cuidado com filhos, idosos e pessoas com deficiência. Entre os temas debatidos está o crescimento do empreendedorismo entre mulheres-mães, analisando se é fruto de uma escolha consciente de liberdade e autonomia ou uma resposta forçada à exclusão e falta de apoio do mercado de trabalho formal. A necessidade de políticas públicas como creches, renda básica, tempo e saúde mental também é destaque.
Também nesta edição serão abordadas as reflexões sobre dupla jornada e a saúde mental de quem cuida; as questões vistas como avanços, assim como o empreendedorismo feminino; mas seria protagonismo ou falta de oportunidade?; e os desafios que as mulheres enfrentam ao decidir se dedicar ao cuidado ou à maternidade.
Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaina Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Reginaldo Silva e Nilson Filho. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1). Além disso, o programa fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Solenidade na Alece exalta atuação do Centec no Ceará ao longo dos 26 anos de existência
Autor: Guilherme de Andrade
Curta Ceará exibe o documentário “Maria Piauí” neste domingo
Autor: Wanessa Tavares