Notícias

Sessão solene na Alece comemora os 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz nesta quarta-feira

Por Ariadne Sousa
15/07/2025 12:52 | Atualizado há 11 horas

Compartilhe esta notícia:

Sede da Fiocruz na cidade do Rio de Janeiro (RJ) - Foto: Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, no início da noite desta quarta-feira (16/07), às 18h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao aniversário de 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e aos 17 anos de atuação da instituição no Ceará. 

A solenidade atende a requerimento do deputado Salmito (PSB), que aponta, no documento, que a homenagem se deve às contribuições da Fundação ao desenvolvimento da ciência, da saúde e da economia no Ceará e no Brasil. “A instituição é reconhecida por sua excelência e comprometimento, promovendo avanços significativos, através da pesquisa e inovação, no campo da atenção primária à saúde, da formação de profissionais qualificados e do desenvolvimento de políticas públicas eficazes”, aponta. 

O parlamentar lembra que a Fiocruz foi inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica e que, desde a sua criação até hoje, se apresenta como um dos agentes  fundamentais para o desenvolvimento da saúde pública no País. “Pelas mãos do jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela da cidade [do Rio de Janeiro]”, detalha. 

Segundo Salmito, ao longo do tempo, a instituição sofreu com interferências políticas, principalmente no período da Ditadura Militar, mas superou os desafios, reestruturando-se e expandindo as atividades. “Nesse caminho que se alimenta de conquistas e de desafios sempre renovados, o início do novo século também contou com uma série de grandes avanços científicos, com feitos como o deciframento do genoma do BCG (bactéria usada na vacina contra a tuberculose) e o protagonismo em diversos desafios para a saúde pública brasileira e internacional”, completa. 

Além disso, o deputado aponta que a Fundação atuou como um dos principais centros de pesquisa e produtores de conhecimento na pandemia de influenza A (H1N1) e de covid-19, além de estudos sobre Zika vírus e microcefalia. Já no âmbito do Ceará, Salmito ressalta que a unidade, instalada em 2018, estabeleceu-se como referência na região. “Seus pesquisadores e técnicos trabalham intensamente no sentido de entender os desafios de saúde enfrentados pela população e apresentar soluções”, finaliza o parlamentar. 


 SERVIÇO - Sessão solene em homenagem aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e aos 17 anos da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará

Quando: quarta-feira, 16 de julho de 2025

Horário: 18 horas

Local: Plenário 13 de Maio

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE
 
Edição: Geimison Maia


 

Veja também