Unipace avança na qualificação de servidores no primeiro semestre de 2025
Por Júlio Sonsol, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece30/07/2025 10:08 | Atualizado há 18 horas
Compartilhe esta notícia:

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) avalia que, durante o primeiro semestre de 2025, realizou avanços na qualificação dos servidores da Casa, entre eles as ações que permitiram a interiorização das atividades formativas e a ampliação da oferta educacional à sociedade cearense.
De acordo com a diretora acadêmica da instituição, Sara Pinto de Holanda, entre janeiro e junho de 2025, foram realizados 12 cursos voltados diretamente às necessidades dos setores e departamentos da Alece, alcançando 232 servidores.
"Trabalhamos com dedicação, e todas as conquistas alcançadas pela Unipace durante esses meses são reflexos do esforço incansável de uma equipe unida e competente. Estamos felizes com os resultados e motivados para seguir com nossas atividades", declarou a diretora acadêmica.
Na área de formação em línguas estrangeiras, há 338 alunos matriculados com turmas de Inglês, Espanhol e Francês. No campo de educação continuada, a Unipace mantém três turmas de MBA em andamento, totalizando 288 concludentes, de acordo com a diretora. Já na interiorização das ações, foram promovidos 12 cursos em diferentes regiões do Estado, atendendo a quase mil participantes.
"O protagonismo institucional foi reforçado com a presença da Unipace no Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025. Na oportunidade, houve intensa troca de experiências sobre gestão pública e articulação com novos parceiros", disse Sara Pinto de Holanda.
Também houve um incremento na formalização de acordos de cooperação técnica, ampliando significativamente a oferta de formações nos municípios, conforme explicou.
PROGRAMAS DE DESTAQUE
Entre os destaques do semestre está o lançamento do programa Aprova+ Alece, uma iniciativa transformadora que oferta cursos preparatórios gratuitos para concursos públicos. Essa ação é voltada especialmente a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A primeira turma do programa se preparou para o concurso da Polícia Militar do Ceará, com encerramento das aulas no dia 12 de julho.

Lançamento do programa Aprova+ Alece, em junho de 2025 - Foto: Marcos Moura
O edital para o curso preparatório do concurso dos bombeiros militares do Ceará foi lançado com 300 vagas, que foram todas preenchidas, o que demonstrou o grande interesse da população pela iniciativa, afirmou a diretora. As aulas da nova turma tiveram início no dia 14 de julho, com atividades presenciais e on-line.
PROJETO SUPERAÇÃO
A Unipace também mantém o projeto Superação. Em junho, mais uma turma foi certificada, com 48 novos concludentes do ensino médio. Desde 2012, quando iniciou o projeto, cerca de 1.460 alunos passaram pela formação, que agora se integra ao programa Pé-de-Meia, fortalecendo a permanência escolar de jovens e adultos.

Alunos do Projeto Superação - Foto: Pedro Albuquerque
A Unipace tem trabalhado para avançar com o compromisso de inclusão e a sustentabilidade. Em junho, a instituição conquistou o 1º lugar nacional no Prêmio da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (Abel), na categoria Educação Legislativa, com o trabalho “Educação Continuada em Sustentabilidade”. O reconhecimento, avalia Sara Pinto de Holanda, é fruto do esforço coletivo da equipe e do apoio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS).

Equipe da Unipace no 41º Encontro Nacional da Abel - Foto: Divulgação
O órgão agora integra a direção da Região Nordeste da Abel, ampliando sua representatividade institucional e fortalecendo sua capacidade de articulação regional no campo da educação legislativa.
"Sabemos o potencial que a Escola Superior do Parlamento Cearense possui e, confiantes em nosso trabalho, acreditamos que chegaremos mais longe. Nossa meta é, cada vez mais, alcançar todo o Ceará, contribuindo para o fortalecimento da educação cidadã", salientou a diretora.
SEMINÁRIOS REGIONAIS
Ao encerrar o semestre, a Unipace lançou oficialmente os Seminários Regionais das Escolas Legislativas, informou a diretora. A iniciativa vai percorrer as regiões de planejamento do estado do Ceará.
"O objetivo é fortalecer a relação entre o Parlamento estadual e as câmaras municipais, promovendo formação continuada, articulação institucional e o intercâmbio de experiências no campo legislativo", destacou a gestora acadêmica.
Para Sara Pinto de Holanda, o primeiro semestre de 2025 reafirma o papel estratégico da Unipace como instrumento de transformação social, qualificação profissional e fortalecimento da democracia. "Com foco em educação de qualidade, parcerias sólidas e compromisso com o desenvolvimento do Ceará, a Unipace segue avançando em sua missão de formar para servir melhor", completou.
Edição: Ana Vitória Marques
Veja também

Acontece TV informa prazo de inscrições para adesão à disciplina eletiva do TCE Ceará
Autor: Ricardo Garcia / com Assessoria
Propostas para favorecer o turismo e a cultura religiosa do Ceará são debatidas e aprovadas pela Alece
Autor: Guilherme de Andrade