Notícias

Ouvidoria Parlamentar da Alece lança nesta terça o Canal Alece, novo sistema de comunicação com a população

Por Da Redação / com Assessoria
25/08/2025 09:21

Compartilhe esta notícia:

Imagem: Publicidade Alece

A Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) completa 18 anos em 2025 e, para marcar a data, apresenta uma importante inovação: o Canal Alece, novo sistema de protocolo e tratamento de demandas da população. O lançamento ocorre nesta terça-feira (26/11), às 11h, no Salão Nobre, com a presença do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB); do ouvidor parlamentar da Alece, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas); e da coordenadora da Ouvidoria, Isabel Chaves.

Disponível no site da Alece, na área da Ouvidoria, o Canal Alece vai centralizar todas as demandas recebidas pelo órgão, que atualmente também atende via WhatsApp, telefone e presencialmente. A novidade permitirá maior transparência e agilidade, possibilitando a visualização de protocolos, a emissão de relatórios e o monitoramento dos índices de resolutividade.

Criada pelos artigos n.º 35 a 38 do Regimento Interno da Alece, a Ouvidoria Parlamentar é o principal elo entre a população e o Poder Legislativo estadual, conforme estabelece a Resolução nº 732/2021. Sua função é fiscalizar a regularidade e a eficiência dos procedimentos legislativos e administrativos, sugerindo melhorias para os serviços da Casa.

Segundo o ouvidor da Alece deputado Leonardo Pinheiro, o Canal Alece traz inúmeros benefícios, como uma gestão própria, já que foi desenvolvido internamente e o potencial de expansão, podendo ser futuramente oferecido a câmaras municipais e prefeituras cearenses, por meio de parcerias com a Presidência da Alece.

Já a coordenadora do órgão, Isabel Chaves, ressalta que “a Ouvidoria Parlamentar é a principal ponte entre a sociedade e o Parlamento Cearense, e essa ferramenta busca fortalecer a democracia, incentivando a participação cidadã e aproximando ainda mais a população do Parlamento”, afirma a coordenadora Isabel Chaves.

Atualmente, as demandas são registradas no sistema TickDoc, fornecido pela Rede Participar Brasil. Com o novo projeto, a Alece passa a ter um sistema próprio, desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), sob a liderança de Fábio Máximo, com apoio da equipe da Comunicação Interna e da Controladoria, por meio da orientadora da Célula de Transparência, Lara Diógenes, e do encarregado de Proteção de Dados (LGPD), Renato Torres.

SERVIÇO - Lançamento do Canal Alece da Ouvidoria Parlamentar 
Quando: terça-feira, 26 de agosto de 2025, às 11h
Local: Salão Nobre da Presidência

Edição: Geimison Maia

Veja também