Alece promove atividades de educação ambiental com crianças e jovens
Por Amanda Andrade*28/08/2025 15:28 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, recebeu, nesta quinta-feira (28/08), crianças e jovens da Comunidade João XXIII, localizada no entorno da Alece, para uma tarde especial voltada à promoção da educação ambiental. A iniciativa, realizada na Sala de Educação Ambiental da Casa, localizada no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Alece), reforça o compromisso do Parlamento cearense em estimular práticas sustentáveis e ampliar a consciência ambiental.
A programação contou com a exibição de “João Ambiente”, filme documentário que apresenta as principais questões de sustentabilidade, como preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, além de preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia e demais assuntos pertinentes ao universo do meio ambiente e sustentabilidade.
%20.jpg)
Ações incluíram exibição de filme e atividades lúdicas sobre meio ambiente - Foto: Dário Gabriel / Alece
Em seguida, foram realizadas atividades lúdicas com caráter educativo. As crianças participaram de jogos, dinâmicas e brincadeiras que incentivaram o cuidado com o meio ambiente e destacaram a importância da sustentabilidade no cotidiano.
De acordo com Camila França, da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, a ação foi pensada para que as crianças levem os aprendizados para os próprios espaços de convivência delas. “A intenção é mostrar para eles como podem pegar o que aprendem aqui e levar para casa, para a escola. É algo engrandecedor, porque elas [as crianças] também chegam em casa ensinando os pais e incrementando o ambiente em que vivem”, avaliou.
%20.jpg)
Yuri Passos e Camila França, da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece - Foto: Dário Gabriel / Alece
SALA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Inaugurada em junho deste ano, a Sala de Educação Ambiental, onde ocorreu a experiência, objetiva abrir o espaço da Alece para as comunidades vizinhas, dedicando-se à sensibilização, à reflexão e à formação ambiental, segundo o orientador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Casa, Yuri Passos.
Ele comentou que as atividades lúdicas permitem que o tema seja absorvido com naturalidade e depois multiplicado no dia a dia. “As crianças acabam sendo replicadoras dentro de casa e também nos espaços que frequentam. É o segundo evento que realizamos aqui [na Sala de Educação Ambiental], mas já estamos preparando outras iniciativas, como jogos, visitas lúdicas e até cursos que ajudem a despertar novas habilidades”, explicou Yuri Passos.
Segundo ele, a equipe da célula também está desenvolvendo um plano pedagógico para a sala, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado oferecidas. “Estamos pensando em trazer cursos que, mesmo não sendo profissionalizantes, possam desenvolver algumas capacidades nas crianças. A ideia é despertar a curiosidade das crianças, para elas buscarem, no futuro, aprimorar essas habilidades”, detalhou.
%20.jpg)
Estudante Thalita Barbosa elogiou a iniciativa - Foto: Dário Gabriel / Alece
A experiência também foi significativa para os pequenos participantes. A estudante Thalita Barbosa contou que ficou curiosa com o convite para conhecer a nova sala e que se surpreendeu com as atividades. “Me falaram que iam passar um filme sobre o assunto e eu vim imaginando como seria. Chamei meus amigos para vir também, uns onze amigos. A gente aprendeu mais sobre a limpeza, que precisa muito hoje em dia, e sobre coisas que eu ainda não sabia”, afirmou.
A ação evidencia a responsabilidade social da Alece ao oferecer experiências formativas desde a infância, estimulando valores de cidadania e preservação ambiental. Além disso, a atividade proporciona um espaço de aproximação entre o Poder Legislativo e as comunidades cearenses, fortalecendo a integração social e a promoção de práticas sustentáveis entre as novas gerações.
*Estagiária, sob a supervisão do editor Geimison Maia
Veja também

Marcha realizada pela Alece mobiliza sociedade na luta contra a violência de gênero
Autor: Julyana Brasileiro
Investimentos em energia renovável e projeto Renda do Sol são debatidos na Alece
Autor: Giovanna Munhoz