Notícias

Alece reconhece trabalho do Lar Torres de Melo em sessão solene em homenagem aos 120 anos da instituição

Por Lincoln Vieira
08/09/2025 11:38 | Atualizado há 3 dias

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: José Leomar / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (08/09), no Plenário 13 de Maio, os 120 anos do Lar Torres de Melo, completados em 10 de agosto. 

O autor do requerimento e presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), elogiou a longevidade da instituição. “O Lar completou 120 anos de existência, é um excelente exemplo para todos nós. Que sirva de referência para que novos lares sejam instituídos no Ceará e no Brasil”, afirmou. 

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) - Foto: José Leomar / Alece

O parlamentar ressaltou que o trabalho realizado pela instituição em prol dos idosos enche-o de orgulho. Romeu Aldigueri ressaltou ainda que a Alece está à disposição para auxiliar o desenvolvimento da instituição. "Que o exemplo de todos vocês do Lar Torres de Melo sirva de lição, porque é um exemplo de vida, de cuidado, que nos dignifica. O Lar conta com o nosso apoio para que a instituição cresça, se desenvolva e que haja sucesso nessa empreitada maior que é cuidar das pessoas”, comentou.

O diretor-geral do Lar Torres de Melo, Narcísio Dorta Ernandes Filho, agradeceu a homenagem. O dirigente explicou que a instituição cuida dos idosos com dedicação e compromisso. 

Diretor-geral do Lar Torres de Melo, Narcísio Dorta Ernandes Filho - Foto: José Leomar / Alece

“O reconhecimento da Alece ao Lar caminha para a instituição se consolidar como referência nacional em assistência à pessoa idosa com excelência nos serviços prestados. Para a sociedade cearense, o Lar é indispensável, porque, quando se fala em tratar das pessoas idosas, sem que o Lar seja lembrado. Apesar das dificuldades, o Lar, com muito esforço, faz a sua parte com dedicação e compromisso”, ressaltou.

O grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Ceará, desembargador João Carlos Uchôa, agradeceu ao presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), por homenagear a instituição. Para ele, o Lar Torres de Melo é uma das instituições mais longevas do Ceará, que contou com auxílio de políticos importantes para a manutenção das atividades ao longo da história. 

“Eu destaco a nobreza e sua sabedoria em identificar a oportunidade de homenagear o Lar, principalmente ao próximo que vive um momento de escassez de forças físicas. O Lar tem, desde o seu nascedouro, esforço conjunto de políticos maçônicos que doaram um pouco de suas vidas para trabalhar em prol da necessidade dos idosos. A Loja Maçônica continua a apoiar o Lar nas medidas de nossas possibilidades”, salientou.

Vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar - Foto: José Leomar / Alece

Por sua vez, a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, uma das homenageadas, frisou que o Lar cuida dos idosos com amor, dignidade e respeito. Para ela, envelhecer é um direito, e não um privilégio. “Cada idoso carrega sua história de vida com superação de trabalho e de vida, por isso, é dever do poder público assegurar que a melhor idade seja vivida com saúde, afeto e respeito”, defendeu. 

E a secretária estadual dos Direitos Humanos do Governo do Estado, Socorro França, que representou o governador Elmano de Freitas na sessão solene, também foi homenageada e enalteceu a iniciativa do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB). Segundo ela, o deputado tem demonstrado um “amor profundo” pelas pessoas, pelas políticas humanitárias e ainda pediu que o parlamentar articule junto à classe política a destinação de recursos para a assistência social.

“Nós temos transferência orçamentária para a saúde, a educação, a segurança pública previstas na Constituição Federal (CF), mas não temos para a assistência social. No Brasil, são mais de 70% de idosos que necessitam que levantemos essa bandeira. A CF diz que só poderá destinar 1% dos recursos, mas é muito pouco, é quase nada. É preciso que despertemos a isso, e eu sei que o senhor tem conhecimento jurídico e humanístico. Vamos nos unir”, afirmou.

Entre os 17 homenageados na sessão solene estão José de Araújo Lima, advogado e membro do Conselho de Administração do Lar; Lúcia Elena Severo, pedagoga e especialista em Gerontologia, atual diretora Administrativa Financeira do Lar; Priscila Pinheiro Silvestre Nogueira, médica geriatra e responsável técnica pelo Serviço de Saúde da instituição, e Maria de Conceição Alexandre, de 85 anos, residente no Lar há 16 anos. 

Confira a íntegra da sessão solene:

Edição: Geimison Maia

Veja também