Notícias

Alece reconhece as contribuições de agentes de cidadania e líderes comunitários em sessão solene

Por Ariadne Sousa
11/09/2025 18:28 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, na tarde desta quinta-feira (11/09), cidadãos que atuam como líderes comunitários e agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS). Na ocasião, foi ressaltada a importância do trabalho executado por eles na promoção da cidadania e na defesa de melhorias para as comunidades. 

Requerente da cerimônia, o deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) afirmou que os esforços dos agentes são, por muitas vezes, invisíveis aos olhos de parte da sociedade, mas que os serviços prestados por eles são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. “Deus está vendo o trabalho de vocês, as lágrimas que vocês derramam, às vezes as noites mal dormidas ou dinheiro do bolso de vocês, que vocês fazem uso para poder ajudar alguém vulnerável, alguém necessitado de verdade”, declarou. 

Deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) - Foto: Marcos Moura / Alece

Segundo o parlamentar, essas lideranças estão presentes no dia a dia das localidades e têm total conhecimento das realidades locais. “São vocês que identificam as demandas, que constroem pontes entre a população e as instituições, que levam a voz do cidadão comum aos espaços de decisão. Eu quero, nessa ocasião, prestar minha homenagem pessoal a cada líder comunitário que dedica a sua vida à defesa do bem comum”, finalizou Apóstolo Luiz Henrique.

O discurso da deputada Juliana Lucena (PT), subscritora da solenidade, foi lido pelo assessor dela, Cícero Reis. No texto, a parlamentar apontou o movimento comunitário como um dos maiores patrimônios sociais do Ceará. “São nas associações de bairro, nos grupos culturais, nas entidades de moradores, nas pastorais, nas lideranças de ruas, e em tantas outras formas de organização popular, que encontramos a essência da cidadania vida, pulsante”, completou.

Para a secretária executiva da Regional IX de Fortaleza, Vanessa Lima, o trabalho dos agentes precisa ser reconhecido pelos benefícios promovidos dentro dos bairros da capital. “Vocês que estão na ponta, vocês que estão junto do sofrimento do povo, vocês são a voz do povo representando as causas, as situações que não são vistas, que não são lembradas e com certeza a sociedade precisa valorizar o trabalho de vocês”, defendeu. 

Agente de Relações Comunitárias e Cidadania de Fortaleza Valdecir Paiva - Foto: Marcos Moura / Alece

Em nome dos agraciados, o agente de Relações Comunitárias e Cidadania de Fortaleza Valdecir Paiva exaltou o trabalho realizado pela categoria, principalmente com relação às crianças das periferias. “Ser liderança comunitária pode não ter o conhecimento de algumas pessoas, mas ser liderança comunitária é ter, sem sombra de dúvidas, Deus no coração”, afirmou. 

Completaram a lista de homenageados Cyra Nara Francisca Araujo Nogueira; Erika Consuela dos Santos Mendes; Glauson Almeida Silva; Eliane Florentino dos Santos; Paulo Sergio Farias Gonçalves; André Luiz Araujo Barbosa; Ana Regina Pereira; Francisco Cristian Silva Sousa; Francisco Gleidson Rodrigues Alves; Sidney de Carvalho Luz; Thaynara Karine Vieira Gomes; Silvia Helena da Silva; e Carlos Alberto Sousa Rocha.

Na mesa da cerimônia, estiveram presentes o secretário executivo da Assessoria Especial de Relações Comunitárias do Estado do Ceará, José Leidiano Peixoto Farias; e o coordenador de Participação Comunitária da Secretaria Municipal das Relações Comunitárias de Fortaleza, Roger Ximenes. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 


Edição: Geimison Maia

Veja também