Notícias

Questão de Ordem desta sexta destaca prêmio do CNJ para jornalista cearense

Por Amanda Andrade* / com Assessoria
12/09/2025 14:23 | Atualizado há 4 dias

Compartilhe esta notícia:

Bruna Ramos, Mirelle Costa e Renato Abreu - Foto: Divulgação Alece TV

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (Canal 31.1), desta sexta-feira (12/09) recebe a jornalista e escritora Mirelle Costa, que acaba de conquistar o 2º lugar na categoria Mídia do Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade de entrega ocorreu no último dia 26 de agosto, em Brasília, e contou com a presença de Bruna Ramos, uma das autoras que teve sua história contada no trabalho de Mirelle.

A premiação reconhece iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e é inspirada na trajetória da magistrada Viviane Vieira do Amaral, assassinada em 2020, no Rio de Janeiro. O projeto inscrito por Mirelle Costa, intitulado “Após a morte do conto de fadas, a ressurreição”, nasceu da oficina Escrita Afetuosa, realizada na Casa da Mulher Brasileira do Ceará em 2024, equipamento gerido pela Secretaria das Mulheres do Estado.

A obra reúne relatos de mulheres em situação de violência que participaram das oficinas de escrita ministradas pela jornalista. O processo deu origem a um livro publicado pela Editora Senado, com apoio da senadora cearense Augusta Brito (PT), atual procuradora especial da Mulher no Senado Federal.

Mirelle Costa afirma que o trabalho nasceu da escuta atenta e da troca com mulheres que, ao escreverem suas dores, encontraram também caminhos de libertação. Durante o programa, a jornalista fala sobre trajetória dela, os impactos do prêmio e a importância de projetos que unem literatura, empatia e acolhimento como forma de dar visibilidade às vozes femininas silenciadas pela violência.

ENTREVISTADAS 

Mirelle Costa é jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Escritora desde 2022, é autora do livro “Após a morte do conto de fadas, a ressurreição”, publicado pelo Senado Federal, e do livro de crônicas autobiográficas “Não Preciso Ser Fake”. Atualmente, é apresentadora da TV Ceará e colunista do Blog do Eliomar. Recebeu prêmios em comunicação, como o Gandhi (2021), o CBIC (2014) e, em 2025, conquistou o 2º lugar no Prêmio Juíza Viviane Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Já Bruna Ramos é técnica em Administração pelo Grau Técnico e possui cursos em Atendimento ao Público Hospitalar (Meridional) e Noções de Empreendedorismo (Senai). É uma das autoras do livro “Após a morte do conto de fadas, a ressurreição”, premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível na Alece Play e canal da Alece TV no YouTube.

*Estagiária sob supervisão do editor Geimison Maia

Edição: Geimison Maia

Veja também