Notícias

Revista Plenário Alece lança 73ª edição com destaque para tradições, fé e cidadania

Por Amanda Andrade* / com Assessoria
16/09/2025 14:10 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Edição da revista Plenário Alece tem como um dos destaques a produção das casas de farinha - Foto: Rodrigo Carvalho / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) disponibiliza, nesta terça-feira (16/09), a 73ª edição da revista Plenário Alece, que tem como tema central “Recortes de um Ceará Raiz”. A publicação convida os leitores a mergulharem nas raízes culturais do Estado e a refletirem sobre conquistas e desafios da atualidade.

Na capa, ganha destaque o projeto audiovisual Ceará Raiz, idealizado pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, que celebra tradições que resistem ao tempo, como as casas de farinha e a produção artesanal de cachaça em Viçosa do Ceará.

Segundo o editor-geral da revista, Dídio Lopes, a edição reafirma o compromisso da publicação em dar visibilidade a pautas que tocam a vida do povo cearense. “Nesta edição, unimos tradição, fé e cidadania para mostrar que o Parlamento é também um espaço de memória e transformação social. A ideia é mostrar um Ceará real, que preserva sua história, enfrenta desafios e se reinventa todos os dias”, destaca.

Reportagem apresenta cartas escritas por estudantes de Quixeramobim para mulheres em tratamento contra o câncer - Foto: Pedro Albuquerque / Alece

A nova edição aborda também iniciativas que transformam vidas, como o programa Alcance Enem, que já levou milhares de jovens às universidades, oferecendo aulas, simulados, apoio socioemocional e serviços de saúde. Outro exemplo de solidariedade vem de estudantes de Quixeramobim que escreveram cartas para mulheres em tratamento contra o câncer, gesto que se tornou símbolo de cura durante o Outubro Rosa.

A publicação revisita a trajetória do Parlamento cearense em alusão aos 190 anos da Alece, acompanhada de um documentário produzido pela Alece TV. Também celebra os 18 anos da Ouvidoria Parlamentar, que marca a data com o lançamento de um novo sistema digital, voltado a ampliar o diálogo com a população.

Outro destaque da 73ª edição da revista Plenário Alece é o comércio religioso na região do Cariri - Foto: Dário Gabriel / Alece

Outros temas de impacto social também marcam a edição, como a queda da taxa de natalidade no Brasil e a valorização dos conselheiros tutelares pelo “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos”. No Cariri, a fé que move multidões e fortalece a economia é abordada a partir do comércio religioso. A publicação traz ainda reflexões sobre saúde, como a persistência da tuberculose, e memória, com a resistência centenária do Estoril.

A revista encerra com registros de iniciativas que unem esporte e cidadania, como o jogo pela igualdade e a marcha contra a violência de gênero, além da entrega da Medalha Paulo Bonavides, que faz referência um dos maiores juristas do País.

Coordenada pelo jornalista Ilo Santiago Júnior, a publicação conta com a equipe formada pelos jornalistas Dídio Lopes, Abílio Gurgel, Adriana Thomasi, Ana Lúcia Machado, Andrea Fontenele, Marina Ratis e Fátima Abreu; revisão de Carmem Ciene; design de Marina Rodrigues (Molécula Design) e fotografias de Dário Gabriel, José Leomar, Paulo Rocha, Pedro Albuquerque, Júnior Pio, Máximo Moura, Marcos Moura, Rodrigo Carvalho, Bia Medeiros e Érika Fonseca.

*Estagiária sob supervisão do editor Geimison Maia

Edição: Geimison Maia

Veja também