Conexão Alece destaca valorização da vida e diálogo sobre saúde mental
Por Giovanna Munhoz22/09/2025 10:18 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

O médico psiquiatra Felipe Mota, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), foi o entrevistado desta segunda-feira (22/09) do Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz). A atração destacou a importância dos debates e ações de valorização da vida, assim como a relevância do diálogo sobre saúde mental.
Felipe Mota salientou a Campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Promovida em todo o Brasil durante o mês de setembro, a iniciativa enfatiza a importância do acolhimento, da escuta ativa e do acesso a serviços de apoio psicológico. “Pedir ajuda salva vidas. Cuidar da mente é cuidar de si e, portanto, ter a consciência dos cuidados essenciais com a saúde mental é um compromisso de todos”, destacou.
Felipe Mota frisou que, atualmente, o excesso de conteúdos disponibilizados nas redes sociais pode ser prejudicial, já que a internet não possui barreiras. “No meio on-line há uma falta de limites e de relacionamentos reais, e criar vínculos e laços é essencial para todas as pessoas”, disse. O especialista ressaltou também que, na internet, “as coisas parecem sempre perfeitas”. “Ninguém posta o lado ruim. O conteúdo mais comum é a perfeição, e isso não é real”, afirmou.
O médico apontou ainda a evolução do debate público sobre saúde mental e prevenção do suicídio. Para ele, a depressão sempre existiu, mas o tema passou a ser mais discutido nos últimos anos contribuindo para reduzir tabus e ampliar o acesso aos cuidados.
Felipe Mota explicou que o cérebro funciona como um conjunto de circuitos e, em determinados momentos, um circuito pode não funcionar como deveria. “Mentalmente, a pessoa que não está bem não vai conseguir funcionar direito, podendo inclusive deixar de se cuidar. Essa depressão é caracterizada com uma baixa de impulso”, pontuou.
O psiquiatra acrescentou que a depressão pode estar associada à ansiedade e observou que o transtorno mental sempre vai trazer transtornos para a vida. “Se traz transtorno para a vida, precisa buscar ajuda para restabelecer o equilíbrio e garantir saúde”, reforçou.
Médico formado em 2014 pela Unichristus, Felipe Mota tem residência médica em Psiquiatria, formado pela Escola de Saúde Pública do Ceará em 2022, e é professor de pós-graduação pela Sanar do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (Ipemed).
Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play, plataforma de vídeo disponível para download no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV.
O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV, às 20h30. Além disso, fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece concede Título de Cidadão Cearense à desembargadora Cibele Benevides e ao juiz Bruno Teixeira de Paiva
Autor: Luciana Meneses
Jurista Rodrigo Martiniano é agraciado com Título de Cidadão Cearense na Alece
Autor: Ricardo Garcia