Notícias

Trabalho realizado pela Associação dos Profissionais da Segurança é reconhecido em sessão solene

Por Ariadne Sousa
22/09/2025 18:31 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Érika Fonseca / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (22/09), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 12 anos da Associação dos Profissionais da Segurança (APS). A cerimônia reconheceu a importância da entidade em temas como o fortalecimento das instituições de segurança, garantia de direitos dos profissionais e valorização dos serviços prestados pela categoria.

Na ocasião, o deputado Sargento Reginauro (União), requerente da cerimônia, lembrou que já foi presidente da organização e citou os desafios enfrentados no período. Além disso, apontou que a APS foi inovadora no País ao conseguir congregar policiais militares, policiais civis, bombeiros, policiais penais, profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará e socioeducadores em um só organismo em defesa de direitos e interesses comuns. 

Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Érika Fonseca / Alece 

“Muitas pessoas de outras entidades perguntavam: ‘Vocês conseguiram fazer uma associação com todas as entidades? Sem ficar tratando de forma diferenciada uma ou outra?’ E, para vocês terem uma ideia, por exemplo, o Corpo de Bombeiros era a segunda, das nossas vinculadas, mais representada dentro da instituição, mas a Polícia Penal em pouco tempo [passou a ser] a segunda maior representada, porque a APS se dedicou a atender todos os seus afiliados da melhor forma”, completou Sargento Reginauro.

O coautor da iniciativa, deputado De Assis Diniz (PT), ressaltou a importância da APS na representação dos profissionais da segurança do Estado. “Quero parabenizar a associação, a sua história de vida, principalmente naquilo que é fundamental, que é a busca da unidade da organização, para que a gente possa, na representação, ter legitimidade nas defesas dos interesses das nossas categorias”, disse. 

O ex-deputado estadual e federal Capitão Wagner (União), que foi o primeiro presidente da associação, afirmou que sente muito orgulho pela atuação nas tratativas para que a entidade fosse criada, assim como pelo período em que esteve à frente da gestão. “A APS é o reflexo dessa nossa luta para unir esses profissionais que são tão importantes e que diariamente colocam as suas vidas em risco”, pontuou.

Subtenente da Polícia Militar Lucenildes de Maria Costa Nunes - Foto: Érika Fonseca / Alece

HOMENAGENS 

Em nome dos agraciados, a subtenente da Polícia Militar Lucenildes de Maria Costa Nunes afirmou que o reconhecimento é muito importante para todos aqueles que fazem a segurança pública do Estado. “Não é fácil representar essa classe, mas, com amor e dedicação, eu sei que a gente consegue. Quando eu digo a gente, é porque eu me sinto também nessa luta todos os dias”, declarou. 

A subtenente do 6º Batalhão da PM, que está na polícia há 31 anos, afirmou que tem muito orgulho da profissão e salientou o quanto a associação vem ajudando a categoria desde a fundação. “Eu digo muito que a APS é uma casa de mãe, é uma casa de briga pelos seus filhos, ela abriga, ela aposta”, ressaltou Lucenildes. 

O rol de homenageados conta ainda com Luiz Fernando de Freitas Barroso, Luiz Henrique Amorim Feitosa, Márcio Fábio Sousa Julião, Armando Tavares da Silva Neto, Antônio Gladson Aragão Alves, Paulo Roberto Rodrigues de Holanda, Alexandre Paulino Alves, João Soares de Morais Filho, Joailson Mendonça de Sousa, Francisco Mairlon Freitas Guerra, Jaynnara Pereira da Silva, Cássio Bruno Lopes da Silva, Jussier Dias Rodrigues, Johnny Dias Mota, Pollyana Karla Alves dos Santos, Janaina Pereira Rodrigues, Katianny de Fátima Praciano Cavalcante e Leonardo Oliveira Feitosa.

Na mesa da cerimônia, estiveram ainda presentes a homenageada e policial penal Renata Tavares; o vereador de Fortaleza Soldado Noelio (União) e o delegado Edmo Filho, representando a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 


Edição: Geimison Maia 

Veja também