Alece debate dois anos do programa Ceará Sem Fome em audiência pública nesta sexta
Por Amanda Andrade*25/09/2025 15:09 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Comissão de Agropecuária, realiza, nesta sexta-feira (26/09), a partir das 10h, audiência pública para debater sobre os dois anos do programa Ceará Sem Fome, política estadual de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional. O encontro, solicitado pelo deputado Pedro Lobo (PT), ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Alece.
Instituído pela Lei n.º 18.312, aprovada pela Alece em fevereiro de 2023, o Ceará Sem Fome nasceu com o propósito de articular o poder público e a sociedade civil no combate à fome. A iniciativa é executada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Proteção Social (SPS), em parceria com entidades e organizações sociais. A liderança do programa é feita pela primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas.
Ao longo desses dois anos, o programa estruturou ações como a criação do Cartão Ceará Sem Fome, que garante transferência de renda mensal para famílias em situação de vulnerabilidade, e a implantação de cozinhas sociais comunitárias, que distribuem refeições diárias em diferentes regiões do Estado.
Por meio do Comitê de Responsabilidade Social, a Alece entregou aproximadamente nove mil equipamentos e utensílios a 372 cozinhas solidárias participantes do programa. A ação fortalece o combate à insegurança alimentar no Estado, beneficiando milhares de famílias.
Além disso, em comemoração ao 190 anos da Alece, aproximadamente mil pessoas, entre parlamentares e servidores, participaram da primeira corrida de rua da Casa. Durante a ação, cerca de duas toneladas de alimentos foram arrecadados e doados ao programa Ceará Sem Fome. Os mantimentos foram distribuídas entre as 186 entidades cadastradas em todo o Estado.
Serviço - Audiência pública para discutir os dois anos do programa Ceará Sem Fome
Data: Sexta-feira, 26 de setembro de 2025.
Horário: A partir das 10h.
Local: Complexo de Comissões Técnicas da Alece.
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.
*Estagiária sob supervisão do editor Geimison Maia
Edição: Geimison Maia
Veja também

Programa Parlamento Jovem da Alece recebe a indicação de dois estudantes de Granja
Autor: ALECE
Projeto de eficiência energética da Alece diminui emissões de gases poluentes e gera economia
Autor: Juliana Melo