Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto
Por Ariadne Sousa26/09/2025 10:29 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu solenidade, na manhã desta sexta-feira (26/09), para conferir o Título de Cidadão Cearense ao diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), delegado Leonardo D’Almeida Couto Barreto. A honraria foi concedida por meio da Lei Estadual n.º 19.314/2025, de autoria da deputada Jô Farias (PT).
Na ocasião, a parlamentar reconheceu as contribuições de Leonardo Barreto para a segurança pública do Estado e lembrou que a história dele no Ceará teve início há mais de 23 anos, quando se mudou para a cidade de Fortaleza. “Com suas profundas raízes no Ceará, casado com uma cearense e com uma filha nascida aqui no Ceará, hoje torna-se o nosso mais novo irmão cearense, reconhecido e aprovado por esta Casa do Povo”, destacou.

A deputada Jô Farias é autora do projeto de lei que concede o Título de Cidadão Cearense - Foto: José Leomar
Jô Farias refletiu ainda sobre os desafios para a promoção de um ambiente social mais pacífico e seguro, apontando a importância da atuação comprometida de profissionais de segurança, como o diretor-geral da Aesp.
“Falo também da sua honrosa missão, por saber a importância do seu trabalho na condição de responsável pela formação de homens e mulheres que colocam a sua vida em risco para proteger a de outras pessoas. Meu respeito e admiração pelo seu trabalho, seja muito bem-vindo, mais uma vez, nosso irmão Leonardo”, reforçou.
HOMENAGEADO
.jpeg)
O delegado Leonardo Barreto chegou ao Ceará há mais de 23 anos - Foto: José Leomar
Nascido no Pará, o delegado relatou que muitos de seus amigos se surpreenderam com a notícia de que ele iria receber o título concedido pela Alece, pois acreditavam que ele havia nascido no Ceará. Por vezes, segundo ele, o próprio esquece que não é cearense de nascimento. “É tanto envolvimento, é tanta admiração com a cultura aqui do estado do Ceará, são mais de duas décadas convivendo. E minha família é cearense, então todas as férias, quando criança, nós só tínhamos um destino: Fortaleza”, detalhou.
Para Leonardo Barreto, o reconhecimento pela sua atuação profissional passa pelas mãos dos diversos colegas de ofício que teve ao longo dos anos. “Tenho a oportunidade de ter um trabalho digno, ter a oportunidade de servir ao povo do estado do Ceará, cumprindo a nobre função de efetivação da justiça criminal, de proteger, de servir à população, seja na esfera da segurança pública, seja na esfera da educação”, completou o diretor-geral.
Por fim, ele afirmou que, além do sentimento de gratidão, a honraria traz consigo um aprofundamento do compromisso firmado com o serviço público cearense. “A concessão desse título vem com alegria, vem com satisfação, vem com honradez, mas vem também, sempre, com a ampliação da responsabilidade de, agora, ainda mais, nos empenharmos, nos concentrarmos para servir cada vez mais e melhor, com mais efetividade, com mais eficiência o nosso querido povo amado aqui do Ceará”, finalizou.
.jpeg)
As deputadas Jô Farias e Keivia Dias posam ao lado do homenageado e de familiares dele - Foto: José Leomar
Na mesa da solenidade, estiveram presentes a deputada estadual Keivia Dias (PSD); o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Ceará, Nabupolasar Alves Feitosa; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE), Anthony Lima; o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Roberto Alzir Dias Chaves; o comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Wagner Alves Maia; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz, e o subcomandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Vandicles Sérgio de Oliveira Júnior.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Alece participa de audiência sobre política de saneamento básico no Ceará na próxima terça
Autor: Da Redação / com Assessoria