Alece abre inscrição para advogado do Escritório Frei Tito em Sobral
Por ALECE30/09/2025 08:51 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, na última sexta-feira (26/09), edital de seleção simplificada para advogado(a) para atuar na unidade do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular (EFTA) que será aberta em Sobral.
As inscrições seguem até 10 de outubro. O edital foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa e está disponível na página do escritório no site da Alece.
O coordenador do EFTA, Higor Rodrigues, destaca que o edital foi elaborado com base na Resolução nº 698, de 2019, que estabelece a estrutura administrativa da Alece e dispõe que a contratação de profissionais para o escritório será realizada mediante seleção pública com foco em direitos humanos.
“Como determina a Resolução nº 698, foi designada uma comissão especial de seleção, com a participação de órgãos da Alece, da Universidade Federal do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil e de entidades de direitos humanos. Caberá a essa comissão, com base nas regras do edital, conduzir a seleção”, destacou.
Somente pessoas regularmente inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem participar da seleção. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, na modalidade presencial, em Sobral.
As inscrições seguem até o dia 10 de outubro, estando previstas no edital uma etapa de análise de currículo e carta de motivação e uma com a realização de entrevistas (no formato virtual). A seleção terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final e pode ser prorrogada por igual período.
O profissional do EFTA na sede do Escritório em Sobral atuará com assessoria jurídica popular, defesa de demandas coletiva ou individuais e educação em direitos humanos. Está previsto o acompanhamento judicial e extrajudicial de causas como conflitos fundiários na cidade e no campo, defesa do direito à moradia, à terra urbana, rural e tradicional, direitos étnicos, assim como combate à discriminação e à violência institucional contra segmentos vulnerabilizados, defesa da liberdade de comunicação, do meio ambiente e das demais causas relacionadas com os direitos fundamentais e humanos.
Consulte o edital de seleção abaixo:
ATUAÇÃO
O EFTA é um órgão de cidadania da Alece, que completa neste ano 25 anos de atuação com foco na assessoria jurídica popular e direitos humanos. O equipamento realiza atendimentos nas diversas regiões do Estado.
Em 2024, foi iniciada a expansão do escritório com a abertura da primeira unidade fora de Fortaleza, no município do Crato. Já este ano, foi firmado acordo entre a Alece e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) para a abertura de uma unidade do escritório em Sobral. O(a) profissional selecionado(a) atuará presencialmente nessa nova unidade.
Da Redação/Com Assessoria
Veja também

Campanha "Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida" é lançada na Alece
Autor: Júlio Sonsol- Comunicação Interna
Controladoria e transparência pública na Alece são tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria