Alece apresenta para Etice sistema de referência em logística reversa de eletroeletrônicos
Por Julyana Brasileiro/Comunicação Interna01/10/2025 17:25 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) destaca-se pelo compromisso com a sustentabilidade. Essa postura de responsabilidade socioambiental tem servido de inspiração para outros órgãos e instituições que buscam replicar boas práticas.
Nesta quarta-feira (1º/10), a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental (CSGA), do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, recebeu a visita da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), que veio conhecer de perto a experiência da Alece na gestão de resíduos eletroeletrônicos.
Por meio do seu eficiente processo de logística reversa, a Casa do Povo garante a destinação correta de resíduos eletroeletrônicos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
.jpg)
Foto: Dário Gabriel
O coordenador da CSGA, Yuri Passos, destacou que a Alece é referência nesse tipo de descarte que necessita de uma destinação correta devido às composições químicas danosas ao meio ambiente.
“Ficamos felizes em saber que somos referência no descarte de resíduos eletroeletrônicos. É importante darmos uma destinação ambientalmente responsável e, desde 2024, temos um acordo de cooperação com o Instituto Robótica Sustentável. O material arrecadado na Alece é destinado ao instituto, que transforma os resíduos em robôs e outras ferramentas de educação tecnológica", afirmou o coordenador.
Durante a visita, Yuri Passos frisou que a Alece possui ponto de coleta de eletroeletrônicos e que o material é encaminhado para a Sala de Gestão de Resíduos Sólidos, localizada no subsolo do anexo III da Alece.
“Mostramos para a equipe da Etice a nossa Sala de Resíduos, que faz o armazenamento temporário e posteriormente a destinação para o Instituto Robótica Sustentável, localizado no bairro Vila Velha”.
.jpg)
Da esquerda para a direita: Felipe Vidal, gestor da Sala de Resíduos Sólidos; Yuri Passos, orientador da CSGA; Ana Paula Viana e Agnaldo Nogueira, da Diretoria Administrativa e Financeira da Etice - Foto: Dário Gabriel
Ana Paula Viana, do Escritório de Governança Corporativa da Etice, destacou que a visita foi enriquecedora para o órgão, que está em fase de desenvolvimento de um projeto voltado à estruturação de boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
“O trabalho que a Alece vem realizando com o Instituto Robótica Sustentável e com a coleta solidária de resíduos nos despertou interesse, e viemos conhecer como isso acontece na prática, para que possamos institucionalizar na Etice. Temos realizado uma série de visitas para conhecer as boas práticas ESG nos órgãos governamentais do Estado".
Doação de Eletroeletrônico
A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental já arrecadou mais de 400 quilogramas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) entre outubro de 2023 até fevereiro de 2025. Para realizar a doação de eletroeletrônicos, basta depositar o item no coletor disponível na sala da célula, que fica localizada próximo à portaria da avenida Desembargador Moreira.
Edição: Ana Vitória Marques
Veja também

Alece entrega Título de Cidadã Cearense à atriz Mazé Figueiredo
Autor: Ariadne Sousa
Inesp lança obra e documentário sobre produção de café na Serra de Baturité
Autor: Pedro Emmanuel Goes