Comissão da Alece discute Política Aldir Blanc de Fomento à Cultura nesta segunda-feira
Por Gleydson Silva03/10/2025 11:04
Compartilhe esta notícia:

A Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na próxima segunda-feira (06/10), às 14h, uma audiência pública para debater a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa atende a requerimento da deputada Larissa Gaspar (PT).
A parlamentar, em justificativa do requerimento, ressalta que a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura destina mais de R$ 137 milhões para o Ceará, com o objetivo de fomentar a cultura e garantir o acesso da população aos bens e serviços culturais. “Os recursos são repassados da União para estado e municípios, que devem executar os valores em projetos culturais, como editais e ações de apoio a agentes culturais”, explica.
De acordo com Larissa Gaspar, esses recursos são divididos entre o Estado e todos os municípios. Conforme ela, 100% das cidades cearenses aderiram à lei e agora estão preparando seus Planos Anuais de Aplicação de Recursos com a participação social. “Depois que os planos forem entregues ao Ministério da Cultura, será iniciada a execução do recurso através de editais e outras formas de fomento nas mais variadas áreas da cultura e da arte do Estado”, disse.
A audiência deve contar com a participação da secretária de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, e do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, além de outros agentes e interessados no setor cultural.
SERVIÇO
Audiência pública para debater a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)
Data: segunda-feira, 06 de outubro de 2025
Horário: a partir das 14h
Local: Auditórios 1 e 3 do Complexo de Comissões Técnicas da Alece
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 - Dionísio Torres
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Campanha "Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida" é lançada na Alece
Autor: Júlio Sonsol- Comunicação Interna
Controladoria e Transparência Pública na Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria